ENEM 2024: veja dicas de como traçar uma estratégia de estudo nessa reta final de preparação e vencer a insegurança

Sem categoria

Professores explicam como entender a estrutura da prova pode aumentar as chances de sucesso no momento da avaliação

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais portas de entrada para aqueles que desejam ingressar no ensino superior. Faltando apenas algumas semanas para o início das provas, os mais de 5 milhões de estudantes inscritos correm contra o tempo nessa reta final de preparação.

Para aqueles que não possuem uma estratégia de estudo ou ainda estão inseguros, os professores Rodrigo Basilio e Pedro Parada, especialistas em provas de vestibulares, contam que o primeiro passo para os estudantes é ter clareza sobre os seus objetivos.

“Como algumas instituições atribuem pesos diferenciados às áreas do conhecimento, saber qual o curso e a universidade que deseja é fundamental para traçar uma estratégia eficiente” explica Basílio.

Além de se familiarizar com os detalhes das instituições, é importante também conhecer a estrutura da prova e o seu método de avaliação. O ENEM conta com quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além da redação. E utiliza uma espécie de algoritmo, chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que reforça a coerência pedagógica no momento da correção.

“O ENEM tem um foco voltado às habilidades dos estudantes. E o TRI é um modelo de avaliação que corrige incoerências pedagógicas. Dessa forma, acertar questões mais  difíceis e errar as mais simples é entendido como uma incoerência e a pontuação do aluno acaba sendo mais baixa. É um método “antichute” que valoriza o conhecimento e tira a “sorte” do jogo”, destaca Parada.

À frente de um projeto chamado DISSECANDO, que auxilia alunos do Ensino Médio a aumentarem os seus rendimentos nos vestibulares, Basílio e Parada listaram outras dicas importantes para esses últimos dias que antecedem a prova:

Organize os estudos em um cronograma de preparação
Mais importante do que buscar aprender coisas novas, agora é o momento de revisar tudo o que já foi visto até aqui. Faça anotações que o ajude a identificar em que dia você reviu cada assunto.

Realize provas de anos anteriores
Essa é uma ótima forma de estudo e ajuda a identificar as temáticas mais incidentes. Através dessa forma de revisão, o candidato consegue identificar seus erros, retomar alguns conteúdos e aprimorar habilidades que o ajude a se sentir mais seguro.

Se precisar priorizar alguma área, foque na redação
O ENEM é um dos processos seletivos em que a redação possui maior peso, representando 20% da nota final. Saber escrever um texto claro, coerente e coeso é fundamental. As temáticas da redação são, em sua grande maioria, um problema social que impacta uma fatia da população. É preciso ser capaz de olhar com sensibilidade para a realidade em que vivemos e saber problematizar a questão, identificando o dilema apresentado, apresentando e justificando o seu ponto de vista e oferecendo uma proposta de intervenção que esteja de acordo com os Direitos Humanos.

Fique atento às atualidades
Busque por podcasts e textos jornalísticos que falem sobre temáticas sociais, políticas, econômicas, ambientais, tecnológicas e culturais. Ser capaz de interpretar e se posicionar acerca dos desafios que a sociedade enfrenta é fundamental.

Neste ano, o ENEM será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, em todo o território nacional

Sobre o Dissecando
O Dissecando nasceu em 2015 a partir da percepção dos professores Rodrigo Basilio e Pedro Parada: muitos alunos estudam afinco as disciplinas, mas não conseguem alcançar a aprovação nos vestibulares. A partir disso, o Dissecando oferece soluções educacionais para alunos, famílias e professores, impactando na organização dos estudos e compreensão das provas. A proposta tem grande foco no engajamento dos jovens e na compreensão da jornada de estudos pelos familiares, passando também pela preparação de professores. O Dissecando já impactou mais de mil alunos em 15 instituições de ensino da grande São Paulo.

Sobre Rodrigo Basilio
Rodrigo Basilio é Historiador pela FFLCH USP, licenciado pela FE USP e Mestre em História Social pelo DIVERSITAS USP. É professor da rede pública e privada de São Paulo, de cursinhos pré-vestibulares (populares e privados) de diferentes sistemas de ensino. Atualmente, também é professor da Escola de Aplicação da FE USP e do curso Poliedro. Além de produtor de conteúdo educativo no canal Prof Basilio Historiando selecionado pelo YoutubEdu; e produtor de conteúdo educativo para o Canal Futura.

Sobre Pedro Henrique Parada Ferrari
Pedro Henrique Parada Ferrari é Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (InBio UFU), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFU (Faced-UFU) e Doutorando pela FE_USP. É professor do quadro efetivo da rede municipal de Educação da cidade de São Paulo e de instituições particulares da mesma cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *