Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, teve início na última quinta-feira, dia 8 de agosto, o 8º Salão do Turismo: Conheça o Brasil. O evento nacional promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), reuniu destinos de todo o Brasil e contou com a participação da Instância de Governança Regional (IGR), Câmara Setorial de Turismo da Costa do Descobrimento, representada pela sua presidente, Patrícia Alcântara Martins. A programação do Salão foi até dia 11, domingo e contou, além dos stands de visitação, com cerca de 90 palestras e 35 painéis, rodas de conversas, oficinas e shows.
Para Patrícia, a participação em um evento de porte nacional é imprescindível para a visibilidade da região, especialmente do trade turístico, principal público do evento – que contou com cerca de 100 mil participantes nos 3 dias de programação. Além disso, um rico conteúdo técnico, disponível no núcleo do conhecimento.
“O stand da Bahia contou um pouco dos atrativos e produtos das várias regiões turísticas do estado. As IGR’s Costa das Baleias, Costa do Descobrimento, Bahia de Todos os Santos, Caminhos do Sertão e Costa dos Coqueiros estiveram representadas durante o evento. Tivemos as emblemáticas fitinhas e a igreja, representando nosso Turismo Religioso, Histórico e Arquitetônico; o Turismo de Observação de Aves, o Cultural, as Aldeias, o Cacau, a festa de Iemanjá, a Bahia de Todos os Santos e a nossa gastronomia, já que no espaço trouxe um pedacinho da Bahia para ser saboreado no Acarajé e no Sorvete Capelinha”, explicou.
A Câmara de Turismo da Costa do Descobrimento, através da sua representante, participou dos painéis: Boas Práticas de Inovação Turística: os projetos nos quais o futuro é aqui e agora – Tendências do Mercado Internacional, Tecnologia como Inovação no Turismo, Seminário Nacional do Programa de Regionalização do Turismo, Turismo Responsável: a conservação dos recursos naturais e culturais do destino, Gestão de segurança e acessibilidade no turismo, dentre outros.
Como algumas das pautas das reuniões realizadas foram discutidas com o Secretário Estadual Maurício Bacelar, o diretor Divaldo Borges, e os representantes das Câmaras e secretários presentes, assuntos como os processos de patrocínio à eventos na Costa do Descobrimento, acesso das Câmaras à novas ações de promoção do estado da Bahia, a continuidade da implantação do Turismo de Observação de Aves e a formatação de rotas e roteiros integrados entre zonas turísticas Costa das Baleias e Descobrimento.
PRESENTES
Na abertura, o Salão ainda contou com a presença do Vice – Presidente da República, Geraldo Alckmin, a Ministra Cida Gonçalves, (Ministério das Mulheres) – que no ato contou com a adesão do Ministério de Turismo à Carta compromisso sobre o Feminicídio Zero; do Ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e do Ministro do Turismo, Celso Sabino, que assinou a Portaria com as metas do novo Plano Nacional de Turismo 2024 a 2027, entre outras autoridades nacionais. Em seu discurso, Sabino revelou que desde 1° de janeiro de 2024, mais de 250 mil empregos foram gerados no Turismo. O Vice-presidente Geraldo Alckmin em seu discurso reforçou a importância sobre a facilitação ao acesso ao visto brasileiro e também sua opinião pessoal sobre a aprovação à abertura de cassinos no Brasil, projeto que está sendo votado no senado.
Representando as regiões e municípios, estiveram presentes, além de Patrícia Martins, da Câmara de Turismo Costa do Descobrimento; Guto Jones, Secretário de Turismo de Porto Seguro; Taisa Cancela, do Sebrae Bahia; Getúlio Andrade, da Câmara de Turismo Caminhos do Sertão; Carlos Silveira da Câmara de Turismo Bahia de Todos os Santos; Iracema Ribeiro, da Câmara de Turismo da Costa das Baleias e Secretária de Turismo de Prado; Franklin Euzébio dos Santos, da Câmara de Turismo Costa dos Coqueiros e Sergio Figueiredo, Secretário de Turismo de Alcobaça e representantes de Porto Seguro. Todos tiveram a oportunidade de conhecer o espaço de destinos, produtos turísticos, eventos, artesanato e agricultura (com produção associada ao turismo), e participar do 1º Seminário Nacional de Regionalização do Turismo 2024, que visa promover integração, diálogo e troca de experiências entre representantes da indústria do turismo de todo o País.
A Bahia fez bonito no quesito experiências turísticas! No Vitrine Brasil – espaço para apresentar essas experiências – a Festa de Yemanjá, um dos ícones da cultura baiana – foi celebrada. Além dela, a gastronomia foi festejada nos sabores da Moqueca de Peixe e Camarão; e nos produtos de agricultura familiar, como a Cerveja artesanal Saison Umbu Farmhouse, a geleia orgânica de Umbu e de Maracujá da Ccaatinga, os mini kits de frutas da Caatinga e de frutas do Brasil, no doce de Banana e Maracujá, nos doces orgânicos de Umbu e Goiaba e nos doces em massa de umbu, banana e goiaba, da Gravetero/Coopercuc. O ritmo da Dança Afro, Samba de Roda e Maculelê também deram o tom de baianidade ao evento; os povos originários foram memorados com a Etnovivência e Ecoturismo na Reserva Pataxó Porto do Boi, de Porto Seguro – Caraíva – Terra Indígena Barra Velha – Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal; e com Vivências , pintura corporal , subida ao Monte Pascoal e outros atrativos de trilhas no setor Florestal do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, também de Porto Seguro – Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal. Salvador não podia passar ilesa a este coquetel de emoções que é a Bahia e, para isso, no espaço Viaje pelo Patrimônio, a Bahia apresentou uma maquete da Casa das Histórias de Salvador, a degustação de acarajé, uma visita imersiva com óculos de realidade virtual, e ainda realizou sorteios.
Já na Arena de experiências, a Rota das Aldeias – BA (Catavento Tour); as Rotas Especiais da Chapada Diamantina – BA (Andarilhos da Chapada); e o Aplicativo Quero Ver Baleia – BA, ES, RJ (F & F Projetos Socioambientais Turismo Inovação), foram as atrações para mostrar um pouco do que a Bahia tem.
PROGRAMAÇÃO
A programação do Salão contou ainda com temas como sustentabilidade; participação na COP 30, investimentos no turismo nacional e acessibilidade reuniões sobre segurança turística (com a participação das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal); sobre os Destinos Turísticos Inteligentes, uma iniciativa do MTur, para cidades que investem em infraestruturas tecnológicas para melhorar a experiência turística e garantir o desenvolvimento sustentável do território, além de painel de Investimento e Crédito do Turismo; o papel da Academia e dos Institutos Científicos no Turismo Brasileiro; sobre Big Data: Indicadores, dados e informações do turismo e o que tratará das raízes do Brasil e sua ancestralidade no turismo de base comunitária.