A inteligência da Polícia Civil da Bahia identificou, nesta segunda-feira (10), dois adolescentes que fizeram ameaças de ataques contra escolas no interior baiano. As ameaças não estão interligadas e ocorreram nas cidades de Itarantim e Vitória da Conquista.
Em Itarantim, a polícia tomou conhecimento do fato a partir da denúncia de funcionários de um colégio estadual, que registraram a ocorrência, na qual relataram que ameaça fora realizada por um apócrifo(fake) em uma rede social.
Agentes da Delegacia Territorial do município apuraram que o perfil fake era movimentado por um aluno do centro educacional e em sua residência foram encontrados o celular de onde partiram as mensagens e um caderno com desenhos que faziam referência ao nazismo.
O jovem foi apreendido e houve, também, o registro de um BOC, em virtude das ações nfracionais análogas aos crimes de ameaça e apologia ao crime.
Já em Vitória da Conquista, equipes da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista) chegaram ao autor de ameaças que ocorreram no último domingo (9), contra a integridade de funcionários e alunos de uma escola. Polícia Civil da Bahia começou a tomar as investigações, assim que tomou conhecimento sobre as ações criminosas por meio da disseminação das informações em redes sociais. Os policiais chegaram ao infrator e, na manhã desta segunda (10), o conduziram à delegacia.
O adolescente, acompanhado pelo pai, foi encaminhado ao Núcleo para o Adolescente Infrator (NAI). Lá houve o registro um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC), em razão do ato infracional análogo ao crime de ameaça. O garoto será acompanhado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas),
A Polícia Civil continua atenta às redes sociais e ocorrências registradas. Em caso de ameaça de ataque, os cidadãos podem ligar para o número 181, do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a denúncia é anônima.