Projeto Caminhos da Sustentabilidade distribui 2.900 livros e impacta 6.300 alunos de escolas públicas

Sem categoria

O projeto Caminhos da Sustentabilidade irá distribuir gratuitamente, até a primeira quinzena de fevereiro, 2.900 livros do projeto nas 10 cidades brasileiras participantes. Os livros contêm os jornais de cada cidade, fruto das reportagens e artes gráficas elaboradas pelos próprios alunos envolvidos na iniciativa que, por meio do jornalismo, discute os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A distribuição gratuita do livro (Caminhos da Sustentabilidade) representa a fase final do projeto que teve início em abril de 2022 e impactou 6.300 alunos. O balanço do projeto também registra o alcance de 265 professores e educadores capacitados; 345 escolas participantes; 153 reportagens inscritas e 410 jovens capacitados nos workshops de diagramação. Os livros serão enviados às Secretarias de Educação das cidades de Bauru (SP), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Vespasiano (MG), João Pessoa (PB), Belford Roxo (RJ), Camaçari (BA), Paulínia (SP) e Sorriso (MT).

O desafio proposto aos educadores e estudantes do Fundamental II, alunos na faixa etária dos 10 aos 15 anos em média, era produzir reportagens relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Com a orientação de seus professores e das equipes pedagógicas do projeto eles definiram temas, realizaram pesquisas ou entrevistas e inscreveram suas reportagens no site do projeto. Os participantes fizeram as produções jornalísticas e também foram capacitados em workshop de diagramação, o chamado Dia do Design, em que aprenderam a editar o jornal impresso, definir fonte, cores, imagens e o nome do jornal que representaria sua escola no projeto nacional.

“Em todas as fases do projeto: oficinas pedagógicas, workshops de diagramação e entrega dos jornais nas escolas; tivemos a oportunidade de discutir diversas questões de sustentabilidade e angariamos o engajamento dos jovens participantes e o apoio de educadores que puderam enriquecer suas vivências pedagógicas”, comenta Allan de Amorim, coordenador do Caminhos da Sustentabilidade.

Sobre o Caminhos da Sustentabilidade

O Caminhos da Sustentabilidade é uma iniciativa educacional da Flamingo Comunicação. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, teve o patrocínio da Sotreq nas cidades de Bauru (SP), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Vespasiano (MG) e João Pessoa (PB), e o patrocínio da Bayer nas cidades de Belford Roxo (RJ), Camaçari (BA), Paulínia (SP) e Sorriso (MT).

Inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto Caminhos da Sustentabilidade busca estimular alunos e professores de escolas públicas a propor soluções de desenvolvimento sustentável por meio da produção de matérias jornalísticas sobre seus próprios contextos e perspectivas sociais. O produto final do projeto é o Jornal da Cidade, uma publicação com as reportagens vencedoras no município e que, no processo de diagramação, recebe nome próprio escolhido por professores e alunos. Mas para isso são realizadas várias etapas: oficinas de capacitação para professores, orientação aos alunos para a produção das reportagens, seleção por júri e por votação popular, dia do design, entrega de exemplares do jornal impresso nas escolas vencedoras e, por fim, a distribuição do livro Caminhos da Sustentabilidade que reunirá todas as reportagens vencedoras, de todas as cidades. Saiba mais em:www.caminhosdasust.com.br

Imagens das etapas do projeto, além da capa do livro e dos jornais que representaram cada cidade envolvida, podem ser conferidas aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *