Empresa celebra novo acordo de projeto piloto que busca beneficiar comunidades de baixa renda em sua área de atuação
Um acordo firmado entre a Aperam BioEnergia e a Prefeitura de Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha, vai permitir que pequenos agricultores plantem hortaliças nas terras da empresa. Cerca de 100 pessoas de baixa renda serão beneficiadas, segundo o município.
São dois novos acordos na modalidade de comodato. Com eles, já são quatro comodatos firmados pela Aperam com produtores de municípios onde a empresa atua, desde o lançamento do projeto piloto Agricultura no Vale, em dezembro de 2022. Os dois primeiros incluíram a cidade de Veredinha e Minas Novas, também no Vale do Jequitinhonha.
Nos dois novos comodatos, a Prefeitura de Itamarandiba formalizou a parceria até haja a formação de uma nova associação dos agricultores. Serão duas áreas de cinco hectares cada. Uma delas com plantio consorciado ao eucalipto e a outra, diferentemente das demais, exclusiva ao projeto social municipal para plantio de hortaliças.
O diretor de Operações da BioEnergia, Edimar Cardoso, afirma que a empresa tem uma preocupação real em proporcionar geração de renda e qualidade alimentar às comunidades do Vale do Jequitinhonha. “A nossa proposta é integrar atividades de outras culturas de agricultura familiar às atuais operações florestais, através de parcerias com órgãos públicos e entidades representativas das comunidades, no entorno das cidades/comunidades de abrangência da Aperam BioEnergia, para mitigar riscos e promover o desenvolvimento socioeconômico local”, afirma.
Cardoso ressalta que uma parceria foi firmada com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) para dar suporte ao programa. “Essa parceria nos impulsiona para garantir o sucesso deste projeto desenvolvimentista na nossa região”, diz o diretor.
De acordo com as primeiras consultorias da Emater, os agricultores dessas áreas em comodato estão sendo incentivados ao plantio de mandioca, milho e feijão e outras culturas consorciadas ao eucalipto sem a necessidade de estrutura de irrigação.
A Aperam BioEnergia mantém mais de 76 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto no Vale do Jequitinhonha, nas quais é produzido o carvão vegetal utilizado na produção do Aço Verde Aperam, em Timóteo (MG), no Vale do Aço. A empresa também comercializa mudas de alta performance e tecnologias de ponta para a produção de energia renovável.
“Em Itamarandiba, Veredinha e Minas Novas, a partir da formalização dos comodatos, estamos realizando ações de preparação do solo, cercamento e viabilização junto aos órgãos ambientais para início dos plantios. Nossa expectativa é que neste ano, a partir do projeto piloto, possamos estar criando todo o aprendizado e condições para ampliar o número de áreas dessa importante parceria com as comunidades no entorno das áreas da Aperam”, afirma o Gerente Executivo de Segurança Patrimonial, Luiz Carlos Magalhães.
Segundo ele, além de ampliar o vínculo com a comunidade, o projeto Agricultura no Vale foi uma das ações pensadas em conjunto com a área social para levar desenvolvimento a regiões onde a empresa atua.
O prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, afirma que o acordo permitirá que o município, junto às suas secretarias municipais, implemente o Programa Hortas Cooperativas. A expectativa é que parte da produção seja adquirida pelos programas governamentais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Alimenta Brasil (PAB), e outra parte destinada à venda, pelos próprios beneficiários, no mercado municipal. “Buscaremos também a implementação do Programa Cestas Verdes, para que empresas possam adquirir os produtos destes beneficiários do Programa Hortas Cooperativas, destinando-os aos seus colaboradores”, disse o prefeito.
Projeções
A Aperam BioEnergia estima que, quando estiver totalmente em funcionamento, o Programa dedicado à Agricultura Familiar poderá beneficiar centenas famílias do Vale do Jequitinhonha, nos seis municípios onde a empresa mantém unidades produtivas: Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina, Veredinha e Carbonita. A Emater, parceira do programa, dará assistência técnica aos agricultores, ajudando a garantir o sucesso do plantio.