A Coelba, Polícia Civil e Polícia Técnica constataram e desativaram ligações clandestinas de energia elétrica em diversas lojas da rede de fast food Subway. A operação de combate ao furto de energia está sendo realizada em todo estado e flagrou o desvio também na franquia de Porto Seguro.
Popularmente conhecidos como “gatos”, as irregularidades eram utilizadas para o fornecimento de energia dos dois estabelecimentos, sem a medição do consumo. Na operação foram recuperados 450 mil quilowatt-hora (kWh) de energia, o suficiente para abastecer mais de quatro mil residências durante um mês.
A distribuidora reforça que o crime é previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro e prevê prisão de até 8 anos, além de prejudicar o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.
Softwares associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, auxiliaram as ações de investigação em campo. As denúncias para esse tipo de crime são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba.
E não é a primeira vez que filiais da Subway se envolvem em situações de roubo de energia. Há 5 anos atrás, pelo menos seis lojas se envolveram em roubo de energia, onde foram constatadas um economia de pelo menos 80% com esses “gatos”
A Subway ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.