Aulas acontecerão entre dias 24 de setembro a 22 de outubro, com aulas semanais (toda quinta-feira, das 16h às 18h).
O Gabinete Português de Leitura da Bahia, com o apoio do Instituto Geográfico e Histórico do estado, vão oferecer o curso online “Lições de Língua Iorubá-Nagô para Iniciantes”, entre os dias 24 de setembro a 22 de outubro, com aulas semanais (toda quinta-feira, das 16h às 18h).
O curso será ministrado pelo professor Adelson Silva de Brito e terá uma carga horária de 20h, com certificação. A programação completa está no site GPS Salvador e o investimento para participar é de R$ 100, com inscrição feita nas plataformas Sympla e Eventbrite.
O curso tem como um dos principais objetivos demonstrar a existência de uma estrutura formal léxica e sintática na língua Iorubá-Nagô, que é falada todos os dias nas Casas de Candomblé de Queto ou Candomblé Nagô e nas práticas das religiões de matriz africana relacionadas com essas tradições afro religiosas.
Durante as aulas, serão abordados a conversação regular do dia a dia em língua Iorubá-Nagô e aspectos culturais comuns aos povos Iorubá na Nigéria, além da estrutura da língua como pronomes, verbos, preposições.
O professor Adelson Silva de Brito é autor dos livros “Exu: Exu Elebara é Vodun Léba”, “Ògun: Ogun OniIre Alákoro, Gù Alágbede” e da “Primeira Cartilha da Liturgia Jeje Savalu no Candomblé da Bahia”.
Língua Iorubá
O projeto de lei 300/2019, proposto pelo ex-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, que torna a Língua Iorubá um patrimônio imaterial de Salvador, foi aprovado por unanimidade no plenário da Câmara Municipal.
A língua Iorubá-Nagô é falada em vários países do mundo, como Brasil, em Cuba, Togo, Costa do Marfim, Venezuela, Trinidad-Tobago, no Sul dos Estados Unidos, no Togo. Os Iorubas são um grupo étnico da África Ocidental. No mundo todo, eles somam cerca de 45 milhões de indivíduos dos quais 35 milhões vivem na Nigéria.
Eles constituem cerca de 20% da população daquele país, junto com outras etnias, dentre as quais estão: Akan, Hausá-Fulani, e Igbo, os Iorubas formam um dos maiores grupos étnicos na África. Esses grupos abrigam ainda várias sub-etnias como: os Kétu, Òyó, Ìjèṣà, Ifè, Ifòn, Ègbà, Èfòn, etc.
Fonte: G1