Plano de flexibilização da economia aponta que primeira fase da reabertura começa após taxa de 75% de ocupação ser atingida. Mas, para tanto, ela deve ficar estável por cinco dias.
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, afirmou em entrevista a TV Bahia, na manhã desta segunda-feira (13), que acredita que a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 fique abaixo de 75% na próxima semana, em Salvador. A taxa de 75% de ocupação dos leitos é pré-requisito para o início do plano de flexibilização das atividades comerciais no estado.
“Nós estamos trabalhando para que eles caiam abaixo de 75%. Com abertura dessa semana agora, de cerca de 75 novos leitos, em Salvador, a taxa deverá cair abaixo 75%. Com a abertura de novos leitos no interior, quase 100 leitos que vamos abrir em quase todo interior da Bahia, isso vai ajudar a diminuir o fluxo de paciente para capital. Eu acredito que, talvez na próxima semana, nós já tenhamos atingido o patamar do platô de pelo menos cinco dias abaixo de 75%”, disse.
Fases do plano de retomada das atividades apresentado na Bahia — Foto: Reprodução / Youtube
A retomada deverá ocorrer de forma gradual e dividida por fases. Na primeira, serão contempladas shoppings e templos religiosos. Para tanto, os funcionários dos centros de compras passarão por testes a cada três semanas e deverão utilizar máscaras.
Na entrevista desta manhã, o secretário também comentou sobre essa testagem.