Iniciativas recentes incluem capacitação de famílias indígenas para produção de mudas agroflorestais e a inauguração da nova sede da Associação de Pescadores de Santo Antônio
Eunápolis, 23 de maio de 2025 – Reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento de comunidades locais, a Veracel Celulose anuncia duas iniciativas socioambientais no sul da Bahia: a viabilização de um curso para capacitação de famílias indígenas no município de Santa Cruz Cabrália (BA) para a produção de mudas nativas e a entrega da nova sede da Associação de Pescadores de Santo Antônio, no mesmo município, construída em uma parceria da empresa com a prefeitura local.
As ações integram a estratégia de atuação social da companhia, que busca impulsionar projetos de geração de renda, segurança alimentar, valorização cultural e conservação ambiental nos territórios onde atua.
Capacitação indígena para produção de mudas – A criação de um curso de coleta de sementes voltado a comunidades indígenas da região é uma iniciativa realizada em parceria com o Instituto Cacique Aruã Pataxó e com a empresa Polímata Soluções Agrícolas e Ambientais. A formação, realizada no início de maio, foi o primeiro módulo de um conjunto de quatro capacitações que compõem o plano de implantação de um viveiro agroflorestal comunitário, com foco em segurança alimentar e economia sustentável.
A capacitação envolve atividades práticas de coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes, preparando as famílias para abastecer o viveiro em construção e para comercializar os insumos em mercados locais e institucionais. O viveiro será operado pelas próprias comunidades e fornecerá mudas para a criação de até 100 unidades produtivas de agrofloresta na região.
“A construção do viveiro será um marco para a região, já que vai permitir a produção de mudas nativas e frutíferas com melhor qualidade, pureza e germinação. Por isso, idealizamos uma capacitação técnica que prepara as famílias para manter essa estrutura de forma autônoma e com potencial econômico”, explica Carolina Weber Kffuri, especialista em Responsabilidade Social da Veracel.
Além do componente ambiental, a proposta visa fortalecer a segurança alimentar dos povos indígenas e abrir oportunidades de geração de renda com foco na biodiversidade local.
Nova sede para a Associação de Pescadores de Santo Antônio – No campo da pesca artesanal, a Veracel concluiu a entrega da nova sede da Associação de Pescadores de Santo Antônio, no município de Santa Cruz Cabrália. A iniciativa foi realizada em parceria com a prefeitura local e integra as contrapartidas socioambientais previstas no licenciamento do Terminal de Movimentação de Biomassa (TMB), que também resultou na construção de uma fábrica de gelo para a comunidade.
A reforma da sede teve início em 2024, com apoio financeiro e estrutural da Veracel, que também doou mobiliário, ventiladores, computador e impressora. O novo espaço oferece melhores condições para reuniões, capacitações, atividades de organização comunitária e suporte à logística da atividade pesqueira.
“A inauguração da sede é um marco histórico para toda a comunidade. Não representa apenas um espaço físico para os pescadores ou para a associação, mas um ganho coletivo para o território. O que realmente fortalece essa estrutura são as pessoas que a constroem no dia a dia. A Veracel e a Prefeitura são parceiras, estamos aqui para apoiar, mas quem movimenta essa iniciativa, quem faz acontecer, é a própria comunidade. Este é apenas o primeiro passo de uma jornada que tem muito potencial de crescimento — e isso depende diretamente do engajamento de cada um”, destacou Luiz Tápia, diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Veracel durante a inauguração do espaço.
Além da nova sede, a Veracel prevê, ainda em 2025, um pacote de ações voltadas à segurança no mar para todas as comunidades pesqueiras parceiras da companhia. Estão programados cursos de laminação e envelopamento de embarcações, mecânica e elétrica naval, além de duas formações oferecidas pela Marinha. Em julho, está confirmada a realização do curso de laminação e envelopamento para pescadores da Área 1, entre os dias 1 e 4, em Porto Seguro.
Outra iniciativa de destaque é o Prêmio Veracel Mulheres da Pesca, que tem previsão de ser será lançado neste ano e irá reconhecer cinco pescadoras e marisqueiras com trajetórias relevantes de atuação social e ambiental em suas comunidades.
Para saber mais sobre as ações socioambientais da Veracel acesse: www.veracelcelulose.com.br.
Nova sede para a Associação de Pescadores de Santo Antônio
Sobre a Veracel
A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. A consultoria Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo 7º ano consecutivo.
Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.