Pela segunda vez consecutiva, a Veracel Celulose conquistou a certificação Great Place To Work(GPTW), uma pesquisa e diagnóstico do clima organizacional que confere a percepção dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho. E o êxito veio com um sabor de vitória especial: o índice de satisfação evoluiu de 83%, em 2018, para 89%, em 2019, como resultado de um conjunto de ações com foco no desenvolvimento de pessoas.
A pesquisa é essencial para dar voz aos colaboradores, além de trazer insumos para uma análise mais profunda sobre os processos da empresa. “O resultado nos ajuda a entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Este foi um excelente resultado, mas não podemos nos acomodar. As boas práticas precisam estar no DNA da empresa”, afirma Andrea Birmoser, presidente da Veracel.
Estar novamente na lista das Melhores Empresas para Trabalhar mostra a importância da escuta ativa e do diálogo como elementos de cultura. “Abrimos mais espaço para os colaboradores se manifestarem e conseguimos fazer isso em todos os níveis hierárquicos”, destaca Dienane Brandão, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Veracel. Com o canal de diálogo ampliado, uma sequência de ações foram realizadas e influenciaram positivamente a qualidade do ambiente de trabalho. De um ano para o outro, as mudanças foram perceptíveis. “A transparência aumentou, a comunicação se tornou mais fluída e o clima ficou mais leve”, acrescenta.
Um indicador importante apontado pela gerente é o de feedback. Ter o líder mais próximo, olhando para a carreira e para o desenvolvimento do colaborador trouxe mais confiança e respeito para a relação no ambiente de trabalho. Para Dienane, a construção de um ambiente saudável ajuda a fortalecer a cultura da empresa, que é norteada por cinco pilares – fortaleza, convívio, inspiração, superação e diálogo; juntos esses pilares fazem parte do jeito de ser Veracel.
Em 2020, os desafios são ainda maiores para fazer da empresa um lugar cada vez para se trabalhar. “O resultado da GPTW é muito bom, mas ainda temos o que avançar. Pretendemos implantar o Programa de Qualidade de Vida na empresa e estabelecer ações mais estruturantes de inclusão e diversidade”, antecipa a gerente.