Com o objetivo de coibir ações de desmatamento e conter a edificação de construções irregulares nas aldeias, a Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas, em parceria com a Cippa/ Porto Seguro está realizando uma séria de ações de fiscalização no município. A primeira operação foi realizada dia 20 de setembro, na Aldeia Velha, em Arraial d´Ajuda.
A ação foi acompanhada pelo secretário municipal de Assuntos Indígenas, Zeca Pataxó, além de agentes da CIPPA, que orientaram os responsáveis sobre a preservação do meio ambiente e a maneira correta de proceder na hora de construir. “A comunidade já tinha demonstrado a sua insatisfação e atendendo aos anseios dos nossos parentes, fomos obrigados a procurar o apoio do comando da CIPPA para realizar essas operações”, explica o secretário Zeca Pataxó.
Segundo ele, as blitz vão continuar sendo realizadas em outras aldeias, sem aviso prévio. “Não temos a intenção de prejudicar ninguém. Mas não queremos também que a atitude de alguns traga prejuízo para nosso povo e para a nossa natureza. Vamos chegar a outras aldeias, evitando assim a degradação do meio ambiente, que é a maior riqueza dos povos indígenas”, avisa o secretário.