Alunos do Colégio Othoniel foram premiados no Concurso de Desenho e Redação do PEA – Programa de Educação Ambiental Campo Limpo – com o tema:
“Resíduos Sólidos Responsabilidade Compartilhada – A Contribuição das Famílias”.
Uma parceria da ADAB e INPEV.
O Colégio Othoniel ficou com o 1° lugar da fase regional com o desenho do aluno Nando Lucio dos Santos Oliveira do 4° Ano.
Além do primeiro lugar do aluno Nando, outros três 3 alunos do 5°ano classificaram na etapa escolar e concorreram também na etapa regional, deixando professores, pais e colegas orgulhosos com o desempenho alcançado.
A cerimônia de entrega da premiação aconteceu no Colégio Othoniel, no último 18 de Outubro com a presença do pai do aluno vencedor do primeiro lugar.
Os alunos premiados receberam: Certificados de participação do Concurso de Desenho e Redação e medalhas.
O aluno Nando que ficou em primeiro lugar, recebeu 01 TABLET (dispositivo eletrônico), medalha e certificado de participação, a professora Rosimare Carvalho, também recebeu um TABLET.
Com o proposito de aproximar a escola e a comunidade, o Programa é divulgado nas escolas municipais através do ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) foram realizado palestras sobre o tema para os alunos; auxiliando na produção das atividades dos participantes.
O material tem o objetivo de contribuir para a formação da consciência dos alunos sobre direitos e deveres ambientais. A ideia é trabalhar o desafio dos resíduos sólidos a partir da noção de “responsabilidade compartilhada”. Ou seja: todos nós (família, escola, empresas, governo…) temos o compromisso de buscar soluções que minimizem os impactos causados por esses resíduos ao meio ambiente.
A ideia, é que os alunos se sintam parte desse compromisso e que, a partir dessa reflexão, proponham ações individuais e coletivas no ambiente da escola e da família.
A proposta da edição 2018 do PEA é mobilizar as famílias para a importância desse tema em parceria com a escola e a comunidade. A ideia é promover a reflexão por meio de processos educativos que estimulem a participação daqueles que, no cotidiano familiar das crianças, têm um papel formador de valores, ou seja: pais, mães, irmãos, avós, tios e outros adultos.