Uma boa noite de sono é importante para um maior desempenho das tarefas do dia a dia. Dr Pablo Loureiro, médico neurologista elencou algumas dicas importantes que auxiliará na melhora do sono.
- Mantenha uma rotina de sono.
É importante criar uma rotina de sono. Procure deitar-se e levantar-se sempre no mesmo horário todos os dias, incluindo finais de semana, feriados e férias, criar este hábito permite que seu organismo reconheça o relógio interno e espera pelo momento de dormir. - Evite o consumo de bebidas com cafeína.
Bebidas com cafeína, tal como café, chás ou refrigerantes à base de cola são estimulantes e por isso podem mantê-lo acordado, evite consumir este tipo de produto por pelo menos 4 horas antes de se deitar. - Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
Logo após consumidas, as bebidas alcóolicas podem ajudá-lo a dormir; no entanto, algumas horas depois, agem como estimulantes, aumentando a frequência de despertares durante a noite e piorando a qualidade do sono em geral. - Não vá para cama a não ser que esteja com sono.
Espere estar com sono para deitar-se. Se você não adormecer após 20 minutos deitado, saia da cama, vá até a sala, leia um livro e ocupe-se até sentir-se sonolento o suficiente para dormir. - Crie no seu quarto um ambiente que o induza ao sono.
Faça do seu quarto um ambiente relaxante e adequado ao sono: mantenha-o escuro, em silêncio, com temperatura agradável e roupas de cama confortáveis. Para isso, faça uso de cortinas escuras, tampões de ouvido e mantenha uma boa ventilação.
É importante também que o quarto seja um ambiente destinado apenas ao descanso; sendo assim, deixe fora dele TV, computador e materiais relacionados ao trabalho. - Não fique monitorando o relógio.
O hábito de checar as horas a todo o momento pode influenciar negativamente na sua tentativa de adormecer, aumentando o estresse, mantenha os relógios longe de você e de sua cama. - Evite tirar sonecas.
Evitar as sonecas ao longo do dia permitirá que esteja cansado e durma melhor durante a noite. - Reduza o consumo de alimentos pesados à noite.
Comer alimentos gordurosos e pesados antes de se deitar pode ser indigesto e ocasionar insônia. Tente jantar algumas horas antes de dormir e dê preferência a alimentos leves. Ficar sem alimentar-se antes de dormir também pode ser prejudicial para o sono. - Crie uma rotina antes de dormir.
Atividades relaxantes que precedem o momento de dormir podem ser benéficas para a qualidade do sono. Tente tomar um banho, ler um livro, assistir à sua série favorita ou praticar exercícios relaxantes antes de se deitar.
Mas permaneça longe de aparelhos eletrônicos por pelo menos 30 minutos antes de se deitar. - Controle a ingestão de líquido.
O consumo adequado de líquido evitará que você desperte por sede ou para ir ao banheiro. - Evite praticar atividades físicas intensas antes de dormir.
A prática de atividades físicas é importante para manter o corpo e a mente em alerta, porém quando realizadas antes de dormir podem atrapalhar o processo de adormecimento. Tente praticar atividades físicas pelo menos 3 horas antes de se deitar ou pela manhã. Essa rotina te ajudará a adormecer e a melhorar a qualidade do sono. - Tente dormir no mínimo 7 horas.
Permita-se dormir pelo menos 7 horas por noite todos os dias, adquirir o costume de dormir bem levará a um sono melhor. - Abuse da luz natural.
A luz natural é um aliado do seu relógio biológico, por isso deixe que a luz da manhã entre no seu quarto, e faça pequenas pausas no trabalho para se expor a ela. Em contrapartida, evite se expor a ambientes muito iluminados à noite.
Clínica Neurológica Dr Pablo Loureiro
(73) 3281-2635 Fixo e WhatsApp