Benefícios da terceirização na administração hospitalar pública fatores essências eficiência e qualidade no atendimento

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Por Marcelo oXarope

A terceirização da administração de hospitais públicos tem sido mostrada uma alternativa viável para melhorar a qualidade e eficiência dos serviços de saúde no Brasil. Por meio de parcerias com Organizações Sociais de Saúde (OSS) ou empresas especializadas, a gestão hospitalar ganha agilidade, inovação e maior foco nos resultados, beneficiando diretamente a população. Um ótimo exemplo que vem dando certo na Bahia é o Hospital do Subúrbio, em Salvador, foi o primeiro hospital público brasileiro administrado por uma Parceria Público-Privada (PPP), desde sua criação, tornou-se referência pela eficiência no atendimento e gestão, recebendo prêmios nacionais e internacionais. O prefeito Bruno Reis do União Brasil foi reeleito em 2024 com 78,67% dos votos válidos

Abaixo, destacamos alguns benefícios dessa modalidade:

Maior eficiência na gestão

A terceirização permite maior controle dos processos internos, como aquisição de insumos, contratação de pessoal e gestão de leitos. Organizações especializadas possuem expertise para lidar com demandas específicas, o que reduz desperdícios e otimiza o uso de recursos públicos.

Redução de burocracia

Com a terceirização, decisões administrativas, como compras e contratação de profissionais, podem ser tomadas de forma mais rápida, sem os entraves comuns no setor público. Isso se traduz em respostas mais ágeis às necessidades do hospital e dos pacientes.

Melhoria na qualidade do atendimento

A administração terceirizada geralmente estabelece metas de qualidade, vinculadas ao contrato, que incluem redução no tempo de espera, aumento na satisfação dos usuários e melhorias no atendimento geral. Isso eleva o padrão de saúde oferecido à população.

Maior controle e transparência

Os contratos de terceirização permitem a definição de indicadores de desempenho, o que facilita o controle por parte do poder público. Além disso, a prestação de contas periódicas garante transparência na aplicação dos recursos

Foco no atendimento ao paciente

Com a gestão hospitalar terceirizada, a administração pública pode concentrar seus esforços no planejamento e fiscalização, enquanto o gestor da entidade foca na operação eficiente da unidade, proporcionando um ambiente mais acolhedor e resolutivo para os pacientes.

A Unidade de Neurologia Clínico-Cirúrgica foi inaugurada em maio 2024, com a presença do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, e da secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, além do presidente da Prodal Saúde, Jorge Oliveira, e o diretor técnico do HS, Rogério Palmeira.

A terceirização da administração hospitalar, quando bem planejada e supervisionada, tem o potencial de transformar o sistema de saúde público, ampliando o acesso e melhorando a qualidade dos serviços prestados à população. Casos como o Hospital do Subúrbio e o ICESP mostram que essa estratégia pode ser uma solução eficaz para os desafios enfrentados no setor de saúde no

O Hospital do Subúrbio (HS) é uma jovem instituição que soube, desde o início de suas atividades e por meio de sua equipe multiprofissional, desempenhar com afinco e comprometimento o seu papel na arte do cuidar. Ao cumprir diariamente o seu propósito institucional de prestar assistência médico-hospitalar de urgência e emergência com qualidade, de forma humanizada e indiscriminada aos usuários do SUS, o HS vem recebendo o reconhecimento daqueles que assiste, da comunidade local e de organizações internacionais.

Por determinação contratual, em virtude do modelo de parceria público-privada, o Hospital do Subúrbio (HS) compromete-se a cumprir metas quantitativas de produção assistencial e metas qualitativas de desempenho.

Tais metas abrangem a prestação de serviços em atendimentos de urgência e emergência, consultas ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos, bem como a prestação de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico. Também incluem indicadores qualitativos, os quais permitem aferir o desempenho e a qualidade da assistência, a exemplo da taxa de mortalidade, infecção hospitalar, intervalo de tempo para realização de cirurgia de emergência, dentre outros. A divulgação dos indicadores ocorre trimestralmente dando transparência aos serviços prestados.

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