Parte de um Programa de Extensão Universitária da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o Projeto Reverbera! surgiu em 2018, como uma nova forma de entender e sentir o audiovisual e a sétima arte. E poderá, nos dias 24 e 28 de outubro, em Porto Seguro e Cabrália, respectivamente, ser visto em duas apresentações abertas ao público.
A primeira acontece em Porto Seguro, no dia 24 de outubro, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), às 19h. Já a segunda será no distrito de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, no dia 28 de outubro, na Vila Criativa, às 18h.
O Projeto
O pano de fundo e forma de arte abarcada pelo projeto, que leva o cinema mudo e improvisações musicais ao vivo, utiliza sons vocalizados, chocalhos, guitarra, baixo, percussão, teclados, instrumentos eletrônicos entre e outros para dar o tom às cenas.
Por meio desses elementos, o público experiencia emoções que vão de estranhamento a alegria, tristeza a liberdade, com uma sonoridade bastante dinâmica. E essa uma mistura de sons eletrônicos e tradicionais, aliados à base musical criam a atmosfera sonora, sobre a qual o grupo improvisa coletivamente.
Apresentações
Segundo a idealizadora do Reverbera!, Ariane Stolfi, as obras apresentadas nas duas mostras compreendem uma época em que o cinema vivia sua descoberta. “ Obras como “A vingança do Cinegrafista”, de Ladislas Starevich (1912), “O Grande Assalto ao Trem”, de Edwin Stanton Porter (1903) e , “Eclipse do Sol na Lua cheia” (1904) trouxeram grandes avanços na forma de fazer arte. A escolha deles para a apresentação pública, foi trazer uma variação de estilos desse cinema pioneiro para criar uma apresentação dinâmica”, revelou Ariane.
O Reverbera! é um projeto contemplado pelos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022. O projeto também tem apoio da Universidade Federal do Sul da Bahia.
Informações para imprensa:
Débora do Carmo
Mtb 84625/SP
(11) 9 5772-1789
Instagram: https://www.instagram.com/reverbera.imagina/