O município de Itapebi há 600 km de Salvador, completou 65 anos de emancipação política nesta segunda feira 14 de agosto de 2023.
O prefeito Juarez da Silva Oliveira (Peba), que em entrevista ao programa a Voz do Povo, que vai ao ar no extremo sul diariamente em 5 rádios, (Band, Nativa, baianão, Ativa e cidade Fms), disse que esse ano não teve festejos por falta de condições financeiras do município, que sofre com a queda de repasses federais como os royaltes do petróleo percebidos pelo município devido a passagem de um gasoduto em território municipal. Peba ressaltou que apesar da crise há obras do município e do governo do estado em andamento na cidade e nos povoados.
-“Eu não posso fazer festa e deixar de pagar a folha do município. O dinheiro do servidor é sagrado, por isso não fiz festa esse anos, mas fica a promessa de quando as coisas melhorarem faremos a nossa festa. Em sete anos de mandato eu nunca atrasei o pagamento da folha, destacou Juarez.
O chefe de gabinete e pré-candidato a prefeito Isan Botelho, também participou do programa parabenizando o aniversário de cidade. Botelho representou a deputada estadual Cláudia Oliveira que foi homenageada pela câmara municipal com o título de cidadã Itapebience. Cláudia não pode está presente devido a compromissos em Brasília nesta segunda feira.
Por último André Carvalho, ilustre filho da terra, também participou do “A Voz do Povo” parabenizando Itapebi – Ita (pedra) peb (chata) “y” (água) que siguinifica Água da Pedra Chata, pelos seus sexagésimo quinto aniversário.
O destaque foi para o hino da cidade, que trás uma letra bastante representativa do povo e da história desde os tempos dos pioneiros que dunsaram as vilas anteriores a fundação. A letra, a harmonia, as vozes e a gravação foi feita por filhos de Itapebi e foi produzido por artístas locais.
Parabéns Itapebi.