Porto Seguro. Litoral Sul recebe Oitivas da Lei Paulo Gustavo

Sem categoria


A Lei Paulo Gustavo (LPG), direcionada aos artistas e profissionais de Cultura, bem como espaços culturais, entrou em vigor nesse mês de junho. E para a aprovação federal, os municípios têm que criar um plano de ação para receber os aportes federais.
No entanto antes disso, é obrigatório o cadastramento dos agentes culturais e a realização de oitivas para um mapeamento cultural. A lei propõe beneficiar majoritariamente projetos de artes audiovisuais.


Caraíva
Em Porto Seguro, as escutas tiveram início no último dia 12 de junho. Caraíva foi o primeiro distrito a receber a comitiva que teve a participação de conselheiros de cultura, representantes da superintendência de Cultura e da parceira Maria Cultura, responsável pela elaboração e implementação da LPG em Porto Seguro.
No Distrito, além do encontro realizado no Forró do Pelé, que reuniu cerca de 20 artistas e representantes culturais, na noite do dia 12, outras duas oitivas beneficiaram também as aldeias de Barra Velha (manhã do dia 12) e Maria Coruja (manhã do dia 13).
Presente aos encontros, o Superintendente de Cultura, Herculano Assis e a representante da Maria Cultura, Maria Clara Amorim explicaram sobre as verbas, cronograma e sanaram dúvidas. Os proponentes de ambos os locais já estão se organizando para a entrega dos projetos, e puderam também falar de seus anseios ante a cultura local.

Trancoso
Já na noite de 13 de junho, foi a vez de Trancoso receber a comitiva de Cultura, na Casa das Festas dos Povos Tradicionais de Trancoso, no Quadrado. A comitiva também foi convidada a visitar o espaço cultural Teatro Trancoso, onde o anfitrião Lampi pode contar um pouco da história do local. Na manhã do dia 14, a Casa das Festas recebeu outros representantes da Cultura, que não puderam estar presentes na noite anterior.
Em Trancoso, o Bairro Sapirara também recebeu a comitiva. No local muitos questionamentos e ideias fluíram em um bate-papo na escola da localidade que, como em todo o distrito reivindicaram uma maior atenção aos pontos de cultura, essenciais para a manutenção e aprendizado da arte.
Outros locais
Nas próximas semanas, outras localidades receberão a comitiva. Arraial d’Ajuda será palco do encontro no dia 19 de junho, às 10h, no Salão paroquial Santuário N. S. d’Ajuda e às 14h, na Associação Beneficente Arraial d’Ajuda (ABAA – Rua das Palmeiras, 199 – São Francisco). No dia 20 de junho, a oitiva acontece na escola da Aldeia Velha.
Na tarde do dia 20, às 16h, os artistas de Vale Verde se reúnem com a comitiva, na Cachaçaria Coisas da Roça. Porto Seguro terá quatro encontros – nos dias 26 e 27 – , sendo dois no Colégio Municipal Porto Seguro, um no Auditório Paulo Souto, no Baianão; e outro na aldeia Mirapé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *