A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A (Embasa), em Itabela, tem deixado a população descontente, mas, não somente com a falta de água, principalmente com os serviços feitos sem planejamento, destruindo as ruas da cidade, e virou rotina na cidade, onde o trânsito acaba sendo afetado pela empresa de saneamento.
De acordo os moradores, a empresa, após realizar alguma intervenção de manutenção em sua rede de água, não faz a devida recomposição das vias públicas, e deixa a pavimentação asfáltica com buracos, remendos e entulhos, inclusive, aquela recentemente requalificada para uso da população.
Um morador do centro da cidade afirma que depois que a Embasa fez um serviço de emenda em uma encanação que estourou, a via ficou remendada. “Tinha uma rede da Embasa que estava minando o asfalto, eles vieram concertar e saíram deixando a via com remendo de pedra, foi muito desagradável”, disse Marcos Silva.
Este tipo de reclamação é bastante comum em Itabela. É raro encontrar uma via onde a Embasa não tenha deixado sua marca. A situação é tão frequente que a Prefeitura chegou a emitir uma notificação à empresa para solucionar e reparar as vias que estão sendo danificadas e causando diversos prejuízos ao erário municipal.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. é uma empresa pertencente ao governo estadual.