Twitter: arnaldofenix
A prefeitura de Itapebi encaminhou no dia 07 de março de 2023 para a Câmara de Vereadores, dois Projetos de Leis com seus respectivos resumos: O primeiro, nº 01/2023 – institui o programa bem morar de construções novas e obras de melhorias de casas destinadas a pessoas de baixa renda dentro do município de Itapebi; e o segundo nº 02/2023 – Institui Programa municipal de incentivo a construção de fossas sépticas e sumidouros no município de Itapebi.
Após sete dias do envio dos Projetos para análises, os vereadores da oposição nesta 4ª sessão ordinária, 14 de março de 2023, os vereadores: Norma Queiroz, Wagner de Curunga, Professora Vera, Vaguinha e Léo de Noeme votaram contra o Projeto 001/23, institui o programa bem morar de construções novas e obras de melhorias de casas destinadas a pessoas de baixa renda dentro do município de Itapebi, e o segundo Projeto nº 02/2023 – Institui Programa municipal de incentivo a construção de fossas sépticas e sumidouros no município de Itapebi. Conforme membros do executivo municipal, os vereadores votaram contra a chegada do benefício ao povo, apesar de algumas justificativas em seus pronunciamentos.
De acordo com o executivo os projetos visavam à construção de fossas sépticas e reforma de casas para aquelas pessoas que não tivessem condições financeiras para realizá-las, ações que beneficiariam pessoas carentes do município, isto é, a população mais pobre.
Conforme o que se entendeu no discurso, mesmo não sendo ano eleitoral, o tom da oposição era que seria um projeto “eleitoreiro” querendo ajudar o povo para beneficiar alguém politicamente do grupo do Gestor. Foi o que em seu pronunciamento deu a entender o vereador Vaguinha.
Já a vereadora Norma Queiroz proferiu um discurso no sentido de que tem muitas casas que precisam de reforma, mas que na Câmara não tem besta, por isso votava não, deixando a pergunta para a atual gestão do por quê de não reformar as casas da Gengiba que já está aí?
O vereador Vando da saúde ressaltou a importância do projeto que daria “dignidade as pessoas que moravam em casas que não estavam adequadas ao pleno uso”, justificando o voto a favor dos projetos ao mesmo tempo em que respondeu a vereadora Norma dizendo que as reformas da Gengiba não irão ocorrer porque ela e os demais votaram contra e não deu o direito do prefeito fazer a reforma.
A vereadora Vera professora disse o seguinte; “o projeto era lindo, mas tinha que ser executado… necessita, necessita que o povo receba fossa séptica”, mas alegou que o próprio projeto falava que só seria feito quando tivesse recurso próprio, ou seja, que não se sabe quando terá o recurso, por isso rejeitaria.
O vereador Wagner de Curunga falou indicando o voto contra por ser pratica eleitoreira, ressaltando que as fossas deveriam ir somente para ventania e não aleatório, que se voltar sem a especificação do local, daria “pau”.
O Vereador Paulo mão de quiabo defendeu os projetos de lei enviados pela Gestão “Peba”, que são ações que beneficiariam a comunidade, cabendo aos vereadores fiscalizar se as obras seriam eleitoreiras ou não, deixar de aprovar é ir de encontro ao povo.
Léo de Noeme justificou o voto contra pelo projeto ser amplo, que deveria ser modificado e não votar daquele jeito.
Vereador Cid Parabólica questionou o voto contra dos colegas porque não entendeu os discursos que falavam que era a favor do povo, mas rejeitaram, que o povo julgaria se era eleitoreiro ou não, “todos querem ser prefeito, inclusive vereadores presentes”.
O presidente da Câmara Legislativa, Romildo Silva, conduziu com bastante tranquilidade a sessão, ressaltando em seu pronunciamento a importância da posição de cada um.
“O prefeito Juarez Silva Oliveira “Peba” está fazendo a parte dele, mas por algum motivo ou de forma rancorosa alguns dos legisladores podem estar dando uma resposta que só prejudica a comunidade itapebiense necessitada”. “Os vereadores que fazem oposição ao governo fecharam os olhos em relação ao beneficio à população e recusaram com cunho político”. Disse por telefone uma das pessoas presentes na sessão que preferiu não ser identificada.
Também por telefone o chefe de gabinete, Isan do Nascimento Botelho, ressaltou a reportagem do Site ItapebiAcontece o seguinte: “Infelizmente, temos em nosso município uma oposição, nós sabemos que os munícipes precisam de benefícios que nesse momento estão sendo negados por eles. Não contamos com o apoio dos vereadores da oposição e lamentamos por estarmos vendo que os mesmos não se mostram comprometidos com o desenvolvimento de Itapebi, mas não vamos nos curvarmos a esses comportamentos. Chamamos a atenção da opinião pública para que digam “NÃO” a esse comportamento da oposição.”
A reportagem em telefonema ao prefeito Peba; este salientou a importância do projeto, todavia, não entendeu a posição dos vereadores, como votar contra o povo, “foi um ato contra a população, veja que a na Ventania as manilhas estão prontas para serem colocadas no canal, porém, muitos dejetos/águas de pia estão sendo jogadas nesse canal, tapando com a manilhas serão jogados na rua, estamos falando de pessoas que não tem fossa em suas casas, onde elas irão jogar seus dejetos? Farão fossas onde e com qual dinheiro? São perguntas que aqueles que votaram contra terão que responder”.