O Vibra Essencial, uma feira multicultural que tem como tema e debate ‘A Sustentabilidade de Mãos Dadas com a Cultura e a Tradição’ foi realizada no Vale do Quadrado, em Trancoso, no domingo, dia 22, e contou com diversas atrações, como os djs Afterclapp, Reple, Shigara e Illanes, artistas que estiveram se apresentando no Universo Paralelo, além de Zero Bala, que tem uma trajetória na música em Trancoso.
Lampi, do Teatro Trancoso apresentou uma esquete e Lia Udler, fez a leitura de uma poesia da escritora Sonia Robatto, ‘Curumim Eu Sou’ . Já a dança ficou a cargo do trio Venus e Cia, que encantou os convidados, com suas roupas de led e apresentações com fogo.
O intuito da feira é expor produtos e ideias e compartilhar experiências e conhecimento, conectando a cultura local e a tradição do povo que representa o Brasil inteiro, utilizando a arte para criar uma reflexão sobre a essência e o que é essencial para nos fazer unidos nesse mesmo espaço é a natureza. Espaço este que ainda recebeu o Pataxó Utapi, levando a arte de seu povo e sua ancestralidade e imprimindo na pele dos convidados seus traços e desenhos com carvão.
Feira
A Feira contou com a participação de diversos pequenos empreendedores. Bolsas, quadros e agendas pintadas à mão, artesanato em cerâmica, acessórios, produtos naturais, tiaras, brechó e utilidades foram colocados à venda para as cerca de 500 pessoas que passaram pelo espaço. As ONGs Formiguinhas, Despertar e Jardim Ciranda também estiveram no local para mostrar seu trabalho.
O evento gratuito trouxe diversos públicos que aproveitaram o espaço. Segundo a produtora cultural da Produtora Doze e que assina a criação do Vibra Essencial, Amanda Drumond, o dia foi de alegria, leveza e diversidade para todas as idades.
“O evento atendeu seu objetivo, que era a de mostrar estes empreendedores e seus lindos trabalhos. Tivemos artistas de alto gabarito, compartilhamos experiências e conhecimento entre si e conectamos a cultura, trazendo a junção do novo e do contemporâneo. A arte foi nossa porta voz para criar a conexão com o que é essencial para nos fazer unidos nesse mesmo espaço”, finalizou, agradecendo ao público, artistas e aos apoiadores e incentivadores do projeto.
O Vibra Essencial teve a curadoria de Reple, realização do Vale de Trancoso, apoio do Santo Café e patrocínio da Ser Solar.