Durante um mês este site pesquisou a venda dos combustíveis que estão sendo vendidos na cidade de Eunápolis abastecendo em 18 postos de gasolina que existem na cidade e constatou que apenas 4 trabalham de acordo com as determinações da ANP (Agência Nacional de Petróleo), responsável pela fiscalização dos combustíveis e derivados de petróleo quando se trata da integridade do que os postos vendem.Os demais apresentaram baixíssima qualidade que se revela desde o cheiro de solvente até expulsão de água pelo escapamento dos carros quando estes usam gasolina.
Quem lucra com a baixa qualidade dos combustiveis?
1- Os postos picaretas que adicionam solvente e água aos combustíveis.
2- Oficinas e autopeças com a troca constante de velas e cabos que são danificados pelo uso de combustível de má qualidade. Isso não significa que estes estejam em conluio com os empresários de má-fé.
Quem perde com esse golpe?
3-Quem só perde é o próprio otário, dono de carros e motos que são trapasseados diariamente nas bombas de combustíveis.
Nesse período nossa reportagem fez diversas denúncias a ANP que pode estabeler multas que podem chegar até 5 milhões e o fechamento do posto picareta, mas até o momento não soubemos de nenhum ato fiscalizatório no município.
Um frentista nos disse que é muito comum haver dois ou mais tanques em cada posto e que bomba que abastece com combustível adulterado pode ser recambiada mediante o uso de dispositivos secretos que são acionados quando os fiscais da agência chegam, que para pegar tem que haver batida policial com aparato especializado para um flagrante.
disse, também, que é muito raro, no governo atual, haver fiscalização por parte da ANP.
Vamos aguardar para vê se no próximo gover ressucitam a ANP.A