Mais uma indignação da população eunapolitano que precisa de atendimento médico no Hospital Regional de Eunápolis.
Uma grave denúncia chegou até nossa redação, onde familiares de pacientes internados que necessitam do procedimento (tomografia computadorizada), ficam a mercê da gestão municipal. Aqueles pacientes que são contemplados para fazer a tomografia na clínica particular de referência da gestão, ainda tem que contar com a sorte. Pois a clínica de referência só funciona em horário comercial, ou seja: o paciente não pode ser vítima de um AVC (acidente vascular cerebral, o famoso DERRAME) a noite e nem pode sofrer nenhum tipo de trauma (acidente), porque vai ter que esperar o dia seguinte, isso se não for véspera de final de semana ou feriado.
É orar para não ter um AVC ou sofrer trauma em dias e horários que a clínica está fechada.
O curioso é que a conta, mais uma vez não fecha! É de conhecimento de todos o auto custo desse procedimento em uma clínica particular, ainda mais se tratando de pacientes internados, o que caracteriza um exame de urgência e que dobra o valor solicitado pela clínica para realização do exame pelo SUS. Se for colocar no papel o valor que a prefeitura de Eunápolis já gastou com essa clínica no último ano, somente para realização de tomografias, teria dinheiro o suficiente para aquisição de um TOMÓGRAFO de última geração, novinho em folha. Mas a atual gestora, parece não ter feito as contas e se continuar sem tomógrafo no hospital regional, ela vai estar aplicando por ano, um valor equivalente a compra de um tomógrafo.
Na gestão passada, quando tinha aparelho de tomografia no hospital regional de Eunápolis, caso algum paciente internado na UTI precisasse do procedimento, o hospital tinha toda uma dinâmica para trazer descer esse paciente e fazer o exame ali mesmo. Infelizmente, essa rotina regrediu e esse paciente da UTI que está em estado grave, conta com um deslocamento do hospital regional até a clínica que vai fazer o exame, podendo gerar uma instabilidade ainda maior de seu quadro.
PARA QUE SERVE A TOMOGRAFIA?
Esse exame tem a finalidade de explorar através de imagens de alta resolução várias partes do corpo: ossos, cérebro, rins, fígado, pâncreas, pulmões, ovários, vias biliares e pleura.
O exame de tomografia é muito útil no diagnóstico de doenças, como: acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias e entre outros. Devido ao grande poder de detalhamento, são capazes de detectar nódulos ainda pequenos que, mais tarde, podem se tornar tumores.