Sesab explica que as doses que chegaram na noite de terça (9) foram encaminhadas para cidades que anteriormente aplicaram 85% das doses recebidas. Algumas prefeituras informam que há divergência de informações.
Cento e noventa e quatro municípios da Bahia não receberam doses da vacina contra a Covid-19 enviadas ao estado na noite de terça-feira (9). De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), esses municípios não bateram a meta de 85% de vacinação dos primeiros lotes enviados e por isso, não receberam as doses.
O governo do estado explica que durante uma reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB) na terça-feira (9), com a participação dos secretários de saúde dos munícipios baianos, foram aprovadas recomendações aos prefeitos e secretários municipais de saúde para a vacinação contra a Covid-19 na 1ª fase. Na ocisão foi determinado que a Sesab fizesse a entrega da 7ª remessa de vacinas apenas para os municípios que já tivessem administrado, no mínimo, 85% das doses recebidas.
Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Márcia São Pedro, das 417 cidades baianas, somente 223 atingiram a meta de imunização.
“O objetivo dessa pactuação, uma decisão dentro da CIB, com participação dos secretários de saúde de todos os munícipios da Bahia, é fazer com que a gente amplie a vacinação, garanta esse processo e não retenha dose a nível de município”, esclarece a diretora.
Na região norte da Bahia, dos 28 municípios, apenas nove receberam as vacinas. Cidades principais, como Paulo Afonso e Juazeiro, não vão receber. Em nota, a vigilância em saúde de Juazeiro disse que atingiu nesta quarta-feira, 85,56% da imunização, taxa acima da meta.
A Sesab informou que metade das vacinas que deveriam ser enviadas aos municípios com taxa de aplicação abaixo de 85%, serão encaminhas para cidades com 90% ou mais de imunização. A outra metade será encaminhada para o Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição (Ceadi) para envio aos municípios à medida em que forem atingindo a meta de 85%.
Municípios alegam equívocos de dados
Algumas cidades alegam dificuldades para atualizar as informações no sistema da Sesab. A prefeitura de Paulo Afonso, no norte do estado, disse que houve um equívoco na alimentação dos dados do sistema da Sesab.
Segundo o munícipio, no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SNI-PNI), onde os dados são computados regularmente, a meta de 85% de vacinação foi alcançada na cidade.
Terceira maior cidade do estado, Vitória da Conquista também não recebeu nenhuma dose do novo lote. De acordo com a prefeitura, a cidade aplicou todas as vacinas enviadas até o momento, um total de 15.430 doses. Porem, no início da manhã desta quarta, constava no sistema da Sesab que Vitória da Conquista utilizou 82% das doses.
Apesar dos relatos, a Sesab nega que o sistema tenha erros nos dados de vacinação.
“O sistema é atualizado duas vezes ao dia. As equipes precisam cadastrar, e nesse cadastro, colocar a quantidade de doses aplicadas dentro daquela população. Com isso você consegue a nível de transparência da Saesab o quanto de doses eles estão aplicando”, disse a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Márcia São Pedro
No fim da manhã, o sistema voltou a ser atualizado, e agora, a informação é de que Vitória da Conquista alcançou 94% de imunização contra a Covid-19. Com a atualização dos dados, a cidade deverá receber as vacinas a partir da próxima semana.
Por divergência de dados, Vitória da Conquista não recebeu novas doses de vacina contra Covid-19. — Foto: David Fortunato/TV Sudoeste
Fonte: G1