Segundo a Sesab, nenhuma das amostras identificadas tem relação com os tipos encontrados na África do Sul, no Reino Unido e também em Manaus que são mais contagiosas.
Seis linhagens diferentes do novo coronavírus foram detectadas na Bahia, segundo informações, nesta quinta-feira (4), do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), gerido pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab). A pasta detalhou que nenhuma das amostras identificadas tem relação com os tipos encontrados na África do Sul, Reino Unido e Manaus (AM), que são mais contagiosas.
As análises feitas no Lacen foram colhidas em 25 cidades baianas de todas as regiões do estado. De acordo com a Sesab, foram feitos 48 sequenciamentos colhidos de pacientes que estavam com sintomas como cansaço, dificuldade de respirar e também síndrome respiratória aguda grave.
Conforme informou o órgão de saúde, o laboratório está fazendo um novo sequenciamento genético e vai divulgar na sexta-feira (5), o resultado de 32 novas amostras. Entre essas amostras, 11 são de pacientes que estiveram em Manaus, onde foram encontradas variações mais contagiosas.
Por solicitação do Ministério da Saúde, a Bahia vai fazer mais 300 sequenciamentos genéticos em quatro meses. O Lacen precisa de cerca de uma semana para concluir o processo.
Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) detecta seis linhagens diferentes do novo coronavírus na Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia
Fonte: G1