O ano letivo na rede municipal será retomado a partir desta segunda-feira (21) nas escolas de Eunápolis. Segundo a Prefeitura, ainda sem previsão de retorno das aulas presenciais, as atividades serão desenvolvidas de forma remota, por meio da plataforma digital E-grafite. As medidas foram adotadas como forma de proteção às crianças e redução da propagação da Covid-19, evitando assim que o ano letivo de 2020 seja invalidado.
Os trabalhos tiveram início há semanas, quando o planejamento pedagógico foi discutido. Na última semana os professores receberam treinamento para utilização da plataforma e as escolas iniciaram contato com as famílias dos alunos, criando grupos de WhatsApp. A escola terá autonomia para elaborar seu projeto pedagógico, adequando à realidade de sua comunidade, atendendo sempre as resoluções e normativas do MEC.
Segundo a secretária de Educação, Maureen Lacerda, o projeto de ensino remoto não será obrigatoriamente com aulas ao vivo. “Como estamos falando de mais de 18 mil alunos, o prefeito solicitou que fôssemos abrangentes na oferta das aulas, adaptando a disponibilização do conteúdo à condição de cada aluno, ou seja, a plataforma será disponibilizada por meio do link http://www.e-grafite.com/sge/login_aluno/?eunapolis , sendo alimentada por nossos professores diariamente, em vídeos ou textos. Aqueles alunos que não tiverem acesso à plataforma receberão o material por e-mail ou WhatsApp. Já aqueles sem acesso à internet, a família deve retirar o material impresso na escola”, explicou a secretária.