A Prefeitura de Itagimirim publicou o decreto n° 048/2020 que trata da prorrogação, até o dia 30 de abril, dos decretos 032 e 033 e ainda define novas diretrizes para o funcionamento das barreiras sanitárias instaladas na sede do município e no distrito de União Baiana.
A partir desta terça, 14, as barreiras passarão a funcionar por 24 horas, e fica proibida a entrada de pessoas que não sejam moradoras de Itagimirim, com exceção de servidores municipais, serviços de saúde, serviços funerários, segurança privada e funcionários da Embasa, Coelba ou empresas de telefonia e internet. Também será permitida a entrega de medicamentos e de mercadorias para o abastecimento da população.
Para retornar à cidade, moradores de Itagimirim precisam apresentar alguma comprovação de residência, como contas de água, luz e telefone, título de eleitor, veículo emplacado no município, documento de comprovação de vínculo empregatício no Município (CTPS, Contracheque e crachá).
Os residentes que chegarem serão incluídos na lista de monitoramento, deverão ficar em isolamento residencial por 14 dias e precisarão usar máscaras. Empresas instaladas no município deverão oferecer equipamentos de proteção individual para os funcionários.
O decreto também determina que a realização de velórios deve seguir uma série de restrições para diminuir o risco de contágio pelo coronavírus. As medidas entram em vigor a partir de publicação do decreto.