Determinação prevê também licenciamento e autorização de eventos coletivos para público igual ou superior a 50 pessoas, pelo prazo de 90 dias.
O prefeito de Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador, anunciou nesta segunda-feira (16) medidas de prevenção do coronavírus no município. Uma das determinações é a suspensão das aulas em escolas, universidades e faculdades da rede de ensino pública e privada por 15 dias.
Veja medidas emergenciais em Camaçari:
- Suspensão das aulas em escolas, universidades e faculdades da rede de ensino pública e privada, por 15 dias;
- Suspensão do serviço de transporte universitário pelo menos tempo das aulas;
- Suspensão do licenciamento e autorização de eventos coletivos, que impliquem aglomeração de pessoas para público igual ou superior a 50 pessoas, pelo prazo de 90 dias;
- Cancelamento das autorizações já expedidas para eventos programados no mesmo período;
- Cancelamento, suspensão ou adiamento de eventos que envolvam aglomerações e não necessitem do licenciamento.
O decreto também recomenda que pessoas que retornaram de viagens internacionais, mesmo sem sintomas respiratórios, fiquem em isolamento por sete dias. Para quem tiver sintomas respiratórios leves, a orientação é comunicar à Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica pelos telefones (71) 3451-0166 / 3451-0167, ou via e-mail: [email protected]. Quem tiver febre associada de sintomas respiratórios intensos, a exemplo de tosse e dificuldade de respirar, buscar atendimento nas unidades de urgência e emergência.
O atendimento ao público, exceto os de saúde, dos órgãos e entidades integrantes da administração pública municipal direta e indireta deverão limitar o atendimento a, no máximo, 200 pessoas por dia, devendo adotar as medidas adequadas para evitar a aglomeração de pessoas em seus ambientes.
Notificações
A Bahia registrou 587 casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus), de janeiro até as 17h de segunda-feira (16), quando o último boletim da Sesab foi divulgado.
Desse total, 10 foram confirmados, 249 foram descartados e 328 aguardam análise laboratorial. Ao todo, 26 municípios da Bahia fizeram notificações oficiais. O diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave.
A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.
Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.
Fonte: G1