00000000000000000000Estamos no verão, período de altas temperaturas e chuvas constantes, cenário perfeito para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, a população deve redobrar os cuidados para impedir que essas graves doenças se alastrem.
A situação exige atenção, pois de acordo com o Ministério da Saúde, todos os nove estados do Nordeste, além do Espírito Santo e Rio de Janeiro poderão enfrentar surto de dengue a partir de março deste ano. Essas áreas foram pouco afetadas em 2019 e por isso, correm mais risco de surto em 2020.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 1.544.987 casos de dengue no ano passado e 782 mortes, o que representa um aumento de 488% em relação a 2018.
Segundo a Secretaria de Saúde de Itagimirim, o índice de infestação do Aedes aegypti no município está sob controle. Para que esse quadro seja mantido, a população precisa continuar em alerta, se mobilizando no combate ao mosquito.
A prevenção é a única forma de impedir o avanço das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Cada morador deve fazer sua parte, limpando regularmente seus quintais para eliminar todos os recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito.
A Prefeitura de Itagimirim está comprometida no combate ao mosquito e conta com a participação de toda a comunidade para eliminar essa ameaça.