Porto Seguro sediou na terça-feira, 19/11, o II Encontro Regional dos profissionais que atuam no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) do extremo sul da Bahia. O evento, idealizado e promovido pela SESAB e Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu em parceria ao SENAC, reunindo municípios de Belmonte, Eunápolis, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Santa Cruz Cabrália.
A superintendente da atenção básica de Porto Seguro, Josiany Garcia, esteve presente e destacou a importância do encontro. “Estamos todos aqui imbuídos do mesmo propósito, que é dinamizar a troca do conhecimento técnico e humano, sob o olhar essencial da articulação intersetorial, onde a junção de diferentes mecanismos de atuação vai favorecer o melhor desempenho resolutivo entre as equipes de trabalho e, consequentemente, beneficiará a assistência aos pacientes”, declara.
Objetivo
O encontro teve a finalidade de multiplicar os saberes científicos e as experiências práticas adquiridas no matriciamento, em que equipes multidisciplinares, num processo de construção da responsabilidade compartilhada, criam estratégias de intervenção pedagógico-terapêutica, buscando a continuidade e ampliação do cuidado aos pacientes assistidos pelo SUS no âmbito da atenção básica e demais redes de serviços articulados.
Cronograma
Dentre as atividades da programação, as equipes apresentaram o mapeamento de casos em cada território municipal, com questões relativas a conflitos familiares, depressão, ansiedade, negligência no cuidado com crianças, ausência materna e paterna, dependência química, transtornos alimentares, doenças crônicas, bem como as linhas integradoras de assistência e cuidados adotados a partir da busca ativa dos pacientes, visando a formação de vínculos com as comunidades a partir do acolhimento, escuta qualificada e execução de ações e atendimentos colaborativos baseados na problematização e planejamento multidisciplinar.
NASF em Porto Seguro
O município conta atualmente com 4 equipes NASF, envolvendo especialistas nas áreas de psicologia, assistência social, nutrição, fisioterapia, atuando nos territórios do centro, Frei Calixto, Arraial D’Ajuda e zona rural.