ITABELA – Secretaria de Agricultura, provoca Record em Agilidade em Demandas para o Município  

Sem categoria

Release: Secretaria de Agricultura, provoca Record em Agilidade em Demandas para o Município de Itabela

A Prefeitura municipal de Itabela por meio da Secretaria de Agricultura, vem trabalhando para a melhoria das estradas, contabilizando mais de 1.000 Km (mil km) de estradas, melhorias em algumas e realizando manutenção preventiva. Beneficiando agricultores no escoamento dos produtos agrícolas.

Além das estradas, os maquinários que foram encontrados sucateados no início da gestão, precisou passar por manutenção parcial e outros em seu total de 100% (cem por cento) de recuperação, exceto um trator de que foi também encontrado com motor batido e a recuperação do mesmo passou a ser inviável, com um valor altíssimo para o município.

Hoje a prefeitura de itabela, consegue manter atualizado a manutenção dos maquinários para que das estradas possam esta adequadas ao uso e com segurança.

Com uma nova realidade e de cara nova a “antiga feira do rato”, recebeu a devida atenção em melhorias, antes onde a precariedade tomava conta, com mau cheiro, alimentos expostos, sem o mínimo de conforto, tanto para comerciantes e para clientes, passou no ano de 2019 respirar novos ares. Hoje a nova feira e agora chamada de “Feira Jaime Alves Pires”, apresenta um conforto tão esperado pela população, com: banheiros climatizados, energia, totalmente coberta e dentre outras melhorias. A Feira Jaime Alves Pires, que habitualmente funciona todos os domingos e recebe moradores de toda parte da cidade, oferecendo: frutas, roupas, açougues, pastelarias e demais produtos.

A Feira Jaime Alves Pires, tem seu espaço semanalmente disponibilizados para outros eventos e outras pastas da prefeitura, sendo usado para apresentações de palestras, atendimentos de mutirão de pacientes da secretaria saúde e projetos da secretaria de educação, igrejas, atividades culturais e outros eventos.

A secretaria de agricultura trabalhando em parceria com a secretaria de educação, iniciou em 2017, o Programa – Despertar, que visa a educação nas escolas, para o ensino fundamental 1, onde são abordados assuntos voltados ao setor produtivo agrário e educação ambiental, de uma forma educacional de fácil comunicação para as crianças.

Na parte Fundiária (Títulos de Terras) na cidade de Itabela, a Secretaria de Agricultura vem trabalhando de forma ágil, conquistou a regularização de 68 propriedades no ano de 2018, sendo elas na região do pé da serra, que abrange as associações lua nova e cabeceira do rio cariava. Esse trabalho contou com a parceria do Codesc/CDA. Ainda no ano de 2010 foi realizada uma ação da secretaria de agricultura juntamente com o CDA, onde foram medidas 200 propriedades rurais, entre 1 a 100 hectares, que não possuíam títulos de posse da terra, e destas 200 foram entregues em 2013 54 títulos, ficando os demais títulos em processos comprobatórios perante a procuradoria geral do estado. Foi informado que todos os processos de regularização dessas posses, encontram se no CDA, com remessa a vistas da procuradoria geral do estado. Sendo assim a secretaria de agricultura municipal não tem mais realizar os processos de confecção desses títulos.

A Secretaria de Agricultura, conta a parceria da ADAB – Agencia de Defesa Agropecuária da Bahia, que fica responsável emissão de GTA – guia de trânsito animal, emissão de ficha sanitária, abertura de novos cadastros, declaração de vacinas aftosa e brucelose, além de um suporte técnico nas linhas de Veterinários e Engenheiro Agrônomo.

Novos projetos estão vindo por ai e hoje a secretaria de agricultura trabalha para reforma e remodelação do Mercado Municipal, que será todo licitado pelo governo do estado, foi criado o projeto juntamente com Secretaria de Integração Institucional e foi apresentado ao Governo do Estado e sendo o mesmo autorizado, onde aguarda o processo licitatório, caberá a Prefeitura de Itabela o trabalho de Fiscalização das Obras.

Em visita a SEAGRI, a Secretaria de Agricultura foi informada que não está sendo mais doando sementes pelo estado e a respeito do Alevinos, também estão paradas as doações, por dificuldades técnicas e Administrativas e Orçamentarias, sem investimentos a serem feitas pelo Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *