A VIII Conferência Municipal da Assistência Social aconteceu em Porto Seguro nesta segunda-feira, 23, no Centro de Cultura. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social reuniu centenas de profissionais ligados a esta área e estudantes.
A secretária municipal de Assistência Social, Lívia Bittencourt, representou a prefeita Cláudia Oliveira e recebeu à mesa diretiva o presidente do Conselho de Assistência Sicial, Fernando Borges; coordenador da Proteção Básica, Rogério Assis; a consultora da Integrar, Maria Jacilda; e o usuário do Suas, Sr. Gilbertinho Pereira.
O tema deste ano é Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social. O ponto alto do evento foi a explanação sobre este assunto, que contou com a palestra magana, apresentada pela consultora Maria Jacilda.
A programaçao incluiu credenciamento dos delegados, apresentação musical com execução do Hino Nacional pelo Projeto Ecoar e do Projeto Reformular, do Grupo Descobrir, que cantou música de Milton Nascimento. Também houve expressiva participação do Projeto A Nossa Casa, do bairro Vila Vitória, desenvolvido junto a pessoas com deficiência Visual.
Posteriormente, foi feita a leitura do Regimento Interno e apresentaçao dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Foi após o intervalo do almoço, que os eixos temáticos foram desenvolvidos, cotendo três bases: – Intervalo para o almoço Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado; Financiamento do SUAS e Democracia e controle social no SUAS. Para finalizar, aconteceu a plenária, fechamento das propostas e eleição para delegados.
“É através de discussões sobre nossos direitos, avanços, desafios e deveres do Estado que conseguiremos manter nossas conquistas e progedir na esfera social, com garantia de direitos para o povo”, destacou a secretária, Lívia Bittencourt, entusiasmada com a participação e colocaçoes dos conferencistas sobre o andamento da elaboração de propostas a serem apresentadas na Conferência Nacional Demócratica de Assistência Socia, para qual, todo o material elaborado no município será encaminhado por meio de delegados.