A 2ª edição da Caminhada Sou Mulher, Quero Respeito, acontecerá na próxima segunda-feira, 31 de março, em alusão ao mês das mulheres. A concentração dos participantes será próximo ao Shopping Porto Plaza, às 8hs., onde será montada uma mesa de frutas. De lá, sairão em caminhada de manifestação pacífica até a entrada do Bairro Mundaí.
A programação do evento inclui uma palestra sobre o tema Violência Contra Mulher, a ser ministrada pela delegada de Polícia Civil da Delegacia do município de Itamaraju, Rosângela Souza, a convite da delegada da Deam, Teronite.
Dar voz e resistir
De iniciativa da Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o evento tem o objetivo de conscientizar a comunidade sobre os direitos da mulher, visando empoderar mulheres e meninas, no sentido de apoiar as sobreviventes vítimas de violência doméstica ou abusos, com serviços adequados para reconstruir suas vidas e evitar que a violência se repita. “Para isso, é preciso dar voz às vítimas deste tipo de crime. Em toda parte do mundo, as sobreviventes estão falando, mudando o rumo de suas vidas, responsabilizando os agressores e inspirando outras mulheres”, destaca o secretário da pasta de Esporte e Lazer, Enildo da Gama (Roló).
A prefeita Cláudia Oliveira, sensível a esta causa, destaca que é preciso resistir, pois a violência contras mulheres deve ser evitada. “Existem inúmeras maneiras de evitar que a violência aconteça e todas as pessoas devem cumprir essa função, transformando a cultura da violência e da impunidade com leis que protejam os direitos de mulheres e mudem condutas e crenças que toleravam a violência contra mulheres”, conclui, chamando toda sociedade a essa luta.