A Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro (SEMA), através do Departamento de Fiscalização, realizou, nesse mês de setembro, o resgate de diversos animais, vítimas de maus tratos ou que haviam sido apreendidos para comercialização ilegal.
De acordo com a Lei Federal Nº 9605/98, os infratores estão sujeitos a multa e detenção de seis meses a um ano. Segundo o coordenador de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Macxuel Campeche, esse tipo de ação tem sido freqüente em todo o município, seja através da fiscalização de rotina ou com o apoio da população, por meio do Disk Denúncia.
Macxuel alerta para a importância da conscientização de moradores e turistas, para a necessidade de preservação das espécies da fauna e flora. “Preservar os animais, não é só uma questão ecológica e cultural. A interferência da destruição e extinção prematura de espécies da fauna incide diretamente na vegetação e, por consequência, em todo o bioma, afetando também os rios e cursos d’água e a qualidade do ar”, enfatiza.
As denúncias podem ser feitas através dos telefones (73) 3012-8554 e 99959-6970