O governador Rui Costa assinou nesta segunda-feira (18) a autorização para início das obras da Policlínica Regional de Saúde em Itabuna. “O que nós queremos com esses equipamentos é valorizar a atenção básica.
Porque eu acredito que a melhor política pública de saúde chama-se prevenção. O que eu quero é que as pessoas façam precocemente seus exames e muitas delas talvez nunca precisem passar no hospital”, afirmou Rui. O equipamento beneficiará 31 municípios que compõem o consórcio: Almadina, Arataca, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajú do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, Una, Uruçuca e Aurelino Leal. A construção da policlínica tem investimento previsto de R$ 27,6 mil, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre obras e aquisição de equipamentos e microônibus.
Durante a passagem no município, o governador entregou 21 ambulâncias, sendo 17 básicas e quatro do tipo van, e 96 equipamentos, como kits cirúrgicos, nebulizadores, aparelhos de raio-x, para utilização em unidades de saúde em 22 municípios. Foram entregues ainda 19 viaturas. Rui também anunciou a pavimentação do acesso do Presídio Estadual de Itabuna à Rodovia BR-415 e a licitação para implantação da Sinalização de Trânsito, beneficiando os municípios de Belmonte e Teixeira de Freitas.