Inscrições para o processo seletivo serão feitas de 16 a 23 de maio. Aulas acontecem de 5 de junho a 14 de dezembro.
Secretaria da Educação do Estado informou que foram abertas 14 mil vagas para o curso pré-vestibular gratuito do Programa Universidade para Todos (UPT). As inscrições para o processo seletivo dos estudantes interessados serão realizadas no período de 16 a 23 deste de maio.
A inscrição é gratuita e poderá ser feita no Portal da Educação. As aulas serão realizadas de 5 de junho a 14 de dezembro. O edital de seleção foi publicado na edição desta sexta-feira (11) do Diário Oficial do Estado.
Serão oferecidas as disciplinas de português, redação, matemática, física, química, biologia, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história e geografia.
No ato da inscrição, o candidato deverá fazer opção para um único município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, e também preencher integralmente o formulário de inscrição.
A relação oficial dos candidatos selecionados deverá ser disponibilizada no dia 30 de maio, no site da Secretaria de Educação, nos sites das universidades estaduais e afixada nos locais em que funcionarão as turmas do curso.
O programa UPT é desenvolvido em parceria com as quatro universidades estaduais do estado: Uneb (Universidade do Estado da Bahia), Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana) e Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz).
Poderá concorrer a uma vaga o candidato que:
- Estiver matriculado em 2018 no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes; tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia, o Ensino Fundamental II – 5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes – e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular ou modalidades correspondentes;
- Estiver matriculado em 2018 no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes; tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia o Ensino Fundamental II;
- For egresso do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia; tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia o Ensino Fundamental II.
Matrícula
Após a publicação dos resultados, os selecionados serão convocados para a realização da matricula, de 5 a 8 de junho, no local e turno que optaram para cursar.
A matrícula somente poderá ser realizada pelo próprio candidato, assistido ou representado pelo pai, mãe ou responsável, se menor de 18 anos, ou por representante munido de procuração com firma reconhecida em cartório.
No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar cópia, acompanhada de original, dos seguintes documentos – carteira de identidade e CPF, comprovante de residência; e histórico escolar do Ensino Fundamental II – 5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes, além de documentos específicos referentes à sua situação atual conforme edital.
Fonte: G1