A recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e IPHAN para que a Prefeitura de Porto Seguro tome, dentro do prazo de até 90 dias, as providências necessárias para garantir a proibição do tráfego de veículos motorizados no entorno da praça da Igreja de N. Srª d’Ajuda, foi o tema da reunião ordinária do Concidades (Conselho Municipal da Cidade de Porto Seguro), dia 25/04, na Câmara Municipal.
A reunião contou com a presença do superintendente de Planejamento da Prefeitura, Epaminondas Castro, além de ambientalistas, presidentes de associações, lideranças, comerciantes, vereadores e moradores do Arraial d´Ajuda. Epaminondas apresentou ao público os documentos encaminhados ao município pelos dois órgãos, alertando sobre os riscos do trânsito de veículos e a necessidade de evitar danos ao patrimônio histórico, cultural e ambiental do conjunto da igreja, tombado pelo patrimônio nacional desde 1968.
Durante o encontro, a prefeitura apresentou uma proposta prévia de intervenção na praça, que segundo o IPHAN, é o único sítio histórico no município onde ainda é permitido o trânsito de veículos. Os participantes decidiram ainda, conjuntamente, que as normas a serem implantadas no local deverão levar em conta diversos aspectos como horários de carga e descarga, acesso de moradores e hóspedes, limpeza pública, segurança, arborização, pavimentação e acessibilidade das pessoas com dificuldade de locomoção.
Entre os participantes, prevaleceu o consenso em torno da necessidade de fechamento da praça e de uma ampla discussão com os moradores do distrito. A partir disso, ficou marcada uma reunião da Câmara Técnica do Concidades, aberta aos diversos segmentos do Arraial d´Ajuda interessados no assunto, a ser realizada na próxima sexta-feira (28/04), às 18 horas, no Salão Paroquial.
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro