Nesse momento de turbulência em que vive o Brasil, com a classe política totalmente desacreditada, é legítimo que homens e mulheres de bem se posicionem em favor de mudanças.
Eriosvaldo Renovato Dias, 62 anos de idade, mais conhecido como Dr Renovato, Delegado da Polícia Federal de Porto Seguro, teve uma vida profissional de grandes desafios. São 40 anos de vida pública como servidor, com relevantes serviços prestados ao Brasil e com ZERO de mácula.
De origem rurícula, nasceu na roça, no município de Camacan, onde viveu até seus 9 (nove) anos de idade.
Seu pai era gerente de uma Fazenda de cacau e saiu para viver o seu sonho de ter uma pequena propriedade. Pra isso, foi para o sertão onde passou sua infância trabalhando na roça.
Aos 21 anos de idade foi embora para Belo Horizonte, onde viu a televisão pela primeira vez.
Arrumou o primeiro emprego na iniciativa privada e 2 anos depois ingressou na Polícia Civil mineira como investigador.
Constituiu uma família, vieram os seus 2 (dois) primeiros filhos e as dificuldades financeiras sempre rondava a sua casa.
Aos 30 anos de idade e com apenas o ensino fundamental, resolveu que poderia mudar o rumo das coisas a partir do estudo.
Fez supletivo e em seguida, faculdade de direito. Com o diploma em mãos, surgiu a oportunidade de fazer o concurso pra Delegado de Polícia Federal. Concurso muito concorrido, mas foi vitorioso.
Após 4 meses de Academia foi trabalhar no Amazonas, onde passou 3 (três) anos e fez grandes trabalhos na área de repressão ao contrabando.
Retornou pra Minas Gerais e no Triângulo Mineiro, onde trabalhou por quase 6 anos, foi responsável e pioneiro pelo desbaratamento das maiores organizações criminosas envolvidas com o tráfico internacional de mulheres para fins sexuais.
Por mérito, foi convidado pra dirigir a Divisão de Direitos Humanos da Polícia Federal e ali, teve a satisfação de coordenar grandes operações Brasil a fora no combate às mais diversas violações de direitos humanos, (Tráfico de Pessoas e de órgãos, pedofilia via internet, trabalho escravo, etc.), bem como proteger grande número de testemunhas e vítimas ameaçadas.
Missão cumprida, foi convidado a assumir o cargo de Delegado Regional Executivo da PF no estado de Goiás, onde também produziu relevantes trabalhos, o que o credenciou ser convidado a assumir a Superintendência de Polícia Federal do Estado do Piauí.
Com tempo para aposentar, resolveu vir trabalhar no seu estado de origem e assim, assumiu a Chefia da Delegacia de Polícia Federal de Porto Seguro, com circunscrição em todo o extremo sul da Bahia.
Ficou por 5 (cinco) anos, logo depois aposentou e assumiu a Secretaria de Trânsito e Serviços Públicos do município. Um grande desafio. “Desafio maior foi tornar aquela secretaria, que era tida como um verdadeiro balcão de negócios, numa Secretaria depurada e respeitada e isso eu consegui”, diz Renovato.
Com a turbulência da política local, se sentiu desconfortável e isso o fez pensar, não apenas em deixar a Pasta, mas, sobretudo, dar a sua contribuição no processo de renovação da política.
Vieram os convites de alguns partidos e Renovato resolveu aceitar o convite do PSL, porque o seu conteúdo programático se identifica com os seus ideais.