Porto Seguro estará sediando, nos dias 06 e 07 de abril, na praça do Relógio, a 1ª Feira de Agroecologia, Alimentação Saudável e Qualidade de Vida. Apoiado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, o evento irá reunir agricultores familiares, técnicos, professores, estudantes, entidades ligadas à agricultura e pessoas que trabalham com alimentação saudável no município.
“O objetivo principal é apresentar para a população os nossos agricultores familiares e indígenas que estão em processo de certificação orgânica, envolvendo hoje cerca de 40 famílias do município”, explica a coordenadora do projeto Selo Orgânico da Seagri, Adriana Rocha. Durante a feira, esses agricultores, além de convidados de estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, já certificados, apresentarão seus produtos aos visitantes
.
Entre as atividades serão realizadas ainda gincana, concurso de redação oficinas, rodas de bate papo e palestras – sobre temas como qualidade de vida, nutrição, intolerâncias alimentares, sustentabilidade, plantas comestíveis não convencionais, sustentabilidade, entre outros. Paralelamente acontecerá também a 1ª Feira de Troca de Sementes Crioulas, que são sementes produzidas e reconhecidas pelas comunidades indígenas.
Em parceria com a Secretaria de Educação, 160 alunos da rede municipal de ensino participarão das atividades. Entre as entidades parceiras estão ainda a UFSB, IFBA, Senac, Parque Pau Brasil e ESALQ.
O evento é uma realização da Associação de Produtores Extremo Sul e Rede Povos da Mata – Núcleo Costa do Descobrimento.