Centenas de fiéis, entre moradores e romeiros de diversas cidades do país lotaram a Cidade Histórica este ano para as comemorações da festa da padroeira de Porto Seguro, Nossa Senhora da Pena. Presidida pelo bispo diocesano, D. José Edson, a missa solene, realizada dia 08/09, com a participação de padres e freis de diversas paróquias da região, marcou também a posse do frei Cristóvão, como bispo da paróquia.
Atendendo a convite de D. Edson, que completava 21 anos de ordenação episcopal, o bispo de Amargosa, Valdemir Ferreira dos Santos, proferiu o sermão, agradecendo pela oportunidade e saudando as autoridades presentes, na pessoa da prefeita Cláudia Oliveira, convidada a fazer parte do altar. Numa manhã de chuva e também de sol, o bispo levou a sua bênção calorosa a todos os romeiros, fazendo um apelo contra a corrupção. “Não podemos perder a nossa fé e esperança, nem deixar de manifestar a nossa solidariedade aos mais necessitados”, conclamou.
Bastante aplaudido pelos fiéis, o novo pároco se disse muito honrado de tomar posse em um dia dedicado a Nossa Senhora da Pena, durante a festa, com o tema “Maria, mãe de ternura e misericórdia, nos ensina a viver a fé em Cristo”. Com a voz embargada, ele agradeceu á família, aos religiosos companheiros de jornada, aos paroquianos, e à prefeita Cláudia Oliveira, que o apoiou quando foi solicitada, pedindo em troca apenas orações. “Ninguém tocará em um fio de cabelo seu, porque a senhora é de Deus e é de Maria”.
Bastante sensibilizada, a prefeita devolveu o agradecimento. “Sou muito grata pelo gesto tão amoroso que ele teve comigo. Eu, na minha missão como prefeita e ele, como pároco, estamos caminhando juntos pelo bem”, salientou. A partir das 15 horas, a prefeita, bispos, párocos e milhares de fiéis acompanharam a procissão pelas principais vias da cidade. Mais uma vez, os moradores enfeitaram as ruas, como a Dois de Julho e Marechal Deodoro, para a passagem gloriosa dos andores com as imagens de santos e da padroeira