A saúde de Itagimirim continua se destacando como uma das melhores da Bahia. Quem afirma isso são os números da mais recente avaliação do programa Previne Brasil, que mede o desempenho de cada cidade na Atenção Primária em Saúde.
A nota do Índice Sintético Final (ISF) de 9,92, em uma escala que vai até 10, manteve Itagimirim na primeira posição entre os oito municípios que compõem a região da Costa do Descobrimento. Esse resultado também coloca a cidade de aproximadamente 6.300 habitantes (segundo o IBGE) na 31º posição em todo o estado da Bahia, que conta com 417 municípios.
Essa avaliação se refere ao segundo quadrimestre de 2024 e compreende as ações de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus).
É importante ressaltar que o Previne Brasil é modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), que começou a ser implementado em 2020. A cada quatro meses, o programa avalia o desempenho dos municípios na APS com base em sete indicadores.
Os resultados dessa avaliação influenciam os valores que são repassados às cidades pelo Ministério da Saúde.
Esse é mais um indicador dos avanços em saúde alcançados na atual gestão, como destaca o prefeito Luizinho (MDB): “Mais uma vez estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados. O trabalho vem sendo feito desde o início do governo para atender às demandas da saúde e assim promover uma melhoria contínua no setor. Prova disso é que chegamos à liderança no terceiro quadrimestre de 2022 e não largamos mais. Fizemos investimentos, modernizamos a APS e também contamos com o emprenho e dedicação de toda a equipe para alcançar esses bons resultados. Esse compromisso continua e seguiremos trabalhando para fazer muito mais por nossa gente”.
Desempenho dos municípios da Costa do Descobrimento
- Itagimirim – 9,92 (31º na Bahia)
- Eunápolis – 8,17 (280º)
- Itabela – 7,59 (344º)
- Guaratinga – 7,41 (358º)
- Santa Cruz Cabrália – 7,18 (372º)
- Belmonte – 7,07 (377º)
- Itapebi – 6,56 (397º)
- Porto Seguro – 6,56 (398º)