Veracel convoca a imprensa regional para apresentar plano de sustentabilidade

Sem categoria

Jota Bastos entrevistou diretores. Veja a transcrição do programa a Voz do Povo

Nesta quarta-feira, 15 de maio de 2024, o setor de comunicação da Veracel Celulose, realizou um encontro com a imprensa regional para atualizar informações do seu plano de sustentabilidade e atualizar o relacionamento da empresa com a região, reconhecendo a importância da imprensa regional nesse processo. Jota Bastos conversou com Alexandre Mendonça, que é o gerente de comunicação da empresa Veracel, aqui na região.

Alexandre: Bom dia, J. Bastos. Muito obrigado por estar aqui conosco. É um prazer receber você, receber a imprensa toda aqui, a ouvinte do seu programa. Estou muito feliz de ter vocês aqui.

J.B: A Veracel é igual ao nosso programa, vai nos quatro cantos da região.

Alexandre: Exatamente. A Veracéu está presente aqui em 11 municípios da região, da costa do Descobrimento, e para a gente é um prazer. Receber aqui tantos jornalistas né imprensa regional ela exerce um papel fundamental em manter as pessoas informadas em trazer informação de qualidade para todo mundo então é o rádio por exemplo é um mecanismo que chega em todos os lugares, né? chega onde outros meios de comunicação não chegam então pra gente é um prazer tê-los aqui e poder compartilhar um pouco da nossa história compartilhar também um pouco do que a gente vem fazendo e hoje um dia especial porque a gente está lançando o nosso relatório de sustentabilidade estamos apresentando aqui em primeira mão para a imprensa em breve vai ser compartilhado com toda a comunidade a gente quis trazer também a imprensa aqui para em primeira mão receber essa essa informação além do mais a veracel vai completar 19 anos de funcionamento e isso 19 anos da nossa fábrica aqui em Eunápolis agora no dia 17 de maio faz 19 anos a história da veracel é uma história mais antiga né de mais de 30 anos aqui na região inicialmente nós começamos com plantio de eucalipto e vendíamos a madeira e exportávamos a madeira e desde 2005, ou seja, 19 anos atrás, a gente tem essa fábrica aqui que já produziu 20 milhões de toneladas e que gera mais de 3 mil empregos direto na região e beneficia toda a região aqui da Costa do Descobrimento.

J.B: Parabéns para vocês, a gente já tem vindo aqui outras vezes, outras ocasiões e vê que a empresa também preza por manter a equipe.

Alexandre: Exatamente, uma característica da Veracel, se você circular aqui e ver, são pessoas que trabalham aqui há mais de 10, 20 anos, pessoas que vivem essa realidade, hoje a gente tem um prazer de ter mais de 80% das pessoas que são pessoas aqui da Bahia, que são pessoas aqui da região, ainda tem algumas pessoas de fora, meu sotaque vai me denunciar que também vim de fora, mas a maioria das pessoas hoje já é da região. Quem não é da região como eu, vem pra cá e adota a região, se torna também um pouquinho baiano e gosta dessa região, que é uma região muito aprazível, tanto do ponto de vista da costa, do descobrimento, da questão turística, como também das tradições, das tradições rurais. A Veracel tem um papel muito importante, está em um trabalho muito forte com a agricultura familiar da região, então a gente tem uma ligação forte com esse território. E uma coisa que a Veracel sempre preza é a relação de transparência, seja com a imprensa, seja com a comunidade.

Jota Bastos também conversou com
Virginia Camargos, bióloga da Veracel Celulose, também esteve presente no evento.

J.B: Virginia, avalie a imprensa regional em se tratando de entender de Veracel.

Virginia Eu acho que a imprensa tem buscado cada dia mais informações sobre os processos da Veracel. Isso é muito importante para deixar a população com a informação correta. Não é o disse-me-disse, que alguém me disse isso, mas é a imprensa vindo, conhecendo a nossa operação e trazendo para o público, de uma forma geral, a informação correta.

J.B: Hoje esclareceu-se sobre apicultura e agricultura familiar correlacionadas com o eucalipto, esse é o chamado compartilhamento de território. Fala para a gente sobre isso.

Virgínia: A Veracel está num território, em 11 municípios com os plantios e a fábrica no município de Eunapolis/Belmonte. O que adianta eu ter um milhão e cem mil toneladas de celulose produzidas por ano se eu não compartilhar os ativos da empresa com o território que eu estou presente? Então é muito importante que a gente se sinta um ator dentro desse território. Não é o mais importante, ninguém é mais importante. Se a gente pode criar laços de parcerias, é o melhor a se fazer. Por isso que a gente tem vários projetos sociais, projetos de apicultura, projetos com conservação ambiental, para a gente fortalecer esse território que ele tem um objetivo único, a qualidade de vida de todas as pessoas que estão aqui.
Ari Medeiro, que é engenheiro químico e também é diretor de operações industrial da Veracel. Estamos comemorando o dia da indústria e 19 anos de fábrica da Veracel, Ari. Ari: é um grande prazer para nós comemorarmos 19 anos de partida da nossa planta. O ano passado, no final do ano, nós complementamos 20 milhões de toneladas produzidas e a Veracel tem sido uma referência tanto na nossa região quanto no setor nacional e internacional em produção com qualidade, respeitando o meio ambiente e valorizando as pessoas.

J. B: A Veracel foi inaugurada com o intuito de produzir 900 mil toneladas ano. Se a gente fizer as contas aqui de 19 anos de fábrica e vocês produziram mais de 20 milhões de toneladas, isso significa que houve uma melhora na produção. Isso se deve ao quê? Ari: Perfeito. Se deve primeiro ao investimento importante que fizemos num equipamento chamado Caldeira de Recuperação, isso aconteceu em 2011, que possibilitou um aumento do patamar de produção e a partir daí, com investimentos em tecnologia, transformação digital, desenvolvimento das nossas pessoas, nós conseguimos elevar o patamar para 1.100.000 toneladas a ano. Então hoje a gente atingiu 20 milhões de toneladas dois anos antes do previsto com desenvolvimento de pessoas, investimentos qualificados e muita estabilização de fábrica. Muito bem, então parabéns aí pelos 33 anos de plantio de eucalipto na região e 19 anos da Veracel. Muito obrigado Jota e para nós é um prazer recebê-los aqui e podermos compartilhar. Bom seria se a gente fizesse uma entrevista no rádio falando sobre o que você falou muito bem. Aqui hoje? Estamos à disposição, tá? Qualquer convite, estamos à disposição. Um abraço.

J.B: Muito bem. Obrigado a você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *