BELMONTE: Funcionários contestam demissões de prefeitura na BA após concurso ser suspenso por suspeita de irregularidades

Sem categoria

Suspensão dos aprovados no concurso aconteceu por causa de uma recomendação do Ministério Público, segundo o prefeito de Belmonte, Bebeto Gama.

Funcionários concursados da prefeitura de Belmonte, no sul da Bahia, contestaram a demissão de 109 profissionais, nesta quinta-feira (8), após o concurso que eles fizeram em 2019 ser suspenso temporariamente por 60 dias. A decisão foi publicada através de um decreto no Diário Oficial da cidade no dia 4 de março.

Segundo o prefeito de Belmonte, Bebeto Gama, a suspensão dos aprovados no concurso aconteceu por causa de uma recomendação do Ministério Público que teria alegado irregularidades.

A Procuradoria Jurídica do município, informou que a legalidade do concurso está sendo analisada por uma comissão da própria prefeitura e que o resultado deve ser divulgado até o dia 4 de maio.

De acordo com o encanador Everaldo Paixão, ele foi aprovado, tomou posse em 28 de dezembro de 2020 e trabalhou os meses de janeiro e fevereiro deste ano. No entanto, em 4 de março, teve que parar de trabalhar por causa do decreto.

“Cheguei lá [e disseram]: ‘ah, vocês estão postos para fora’, e depois de uns cinco dias que me mandaram uma carta, dizendo para eu ficar em casa dois meses esperando o resultado da Justiça”, disse o encanador.

Everaldo demonstrou ainda a frustração que teve após ter estudado para conseguir a aprovação.

“Estudei dia e noite para passar. Passei com meus esforços. Quando estava trabalhando, já há dois meses recebendo nosso salário, não tive nenhuma notificação, e fomos mandados embora assim de repente”, explicou.

O encanador disse que só não está passando dificuldades, porque tem buscado outras atividades para conseguir sustentar a família.

“Hoje estamos sem salário, quase passando necessidade, não estou passando porque sou filho de Belmonte, conheço algumas localidades como a pesca e o manguezal para ir atrás do sustento da minha família”, comentou.

Funcionários contestam demissões de prefeitura na BA após concurso ser suspenso por suspeita de irregularidades — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Funcionários contestam demissões de prefeitura na BA após concurso ser suspenso por suspeita de irregularidades — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Quem também perdeu o emprego foi o agente de endemias, Walney Amorim.

“Afastaram a gente, que fizemos concurso e passamos, como é que vamos sustentar nossa família e pagar nossas contas?”, questionou.

Ainda de acordo com os funcionários, a prefeitura de Belmonte começou a contratar novos profissionais no dia seguinte em que o decreto com a demissão foi publicado. Segundo eles, as pessoas estão sendo contratadas para assumir as mesmas vagas, mas no regime de contrato.

A técnica em radiologia, Arnúboa Aberceb, passou no concurso, foi demitida, e contratada para mesma função.

“O salário é o mesmo, o que aumentou foi a carga horária, porque em um setor que tinha sete [funcionários] estão três agora. Chamaram dois de volta do concurso, só que no regime de contrato”, explicou.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *