Inscrições devem ser feitas através do site do programa até o dia 26 de março. Coordenador do programa, Célio Augusto, deu algumas dicas para os estudantes que pretendem se candidatar às vagas.
As inscrições de alunos universitários para mais de 2,9 mil vagas do Partiu Estágio terminam no dia 26 de março.
Em entrevista, o coordenador do programa, Célio Augusto deu algumas dicas para os estudantes que pretendem se candidatar às vagas.
Segundo ele, os alunos precisam ter cuidado no momento da inscrição, porque as vagas são distribuídas no estado inteiro.
“Quando o aluno vai escolher a vaga, ele precisa ver se ela está disponível no município em que ele mora ou estuda, porque não pode pleitear uma vaga em Vitória da Conquista, [no sudoeste baiano] se ele mora em Salvador, pois vai ser impossível fazer esse estágio”, explica.
O coordenador ainda alertou sobre o preenchimento de dados durante a inscrição. O aluno deve ter cuidado na hora de informar o telefone e o e-mail, pois esses serão os meios de contatos utilizados para informar se ele foi selecionado.
No entanto, as convocações também podem acontecer por meio de mensagem de texto e lista de selecionados, de acordo com a necessidade da administração pública.
Em relação a realização do estágio durante a pandemia do novo coronavírus, Célio informou que cada órgão estadual vai definir o processo de trabalho, podendo ser presencial ou remoto.
“Os órgãos já estão instruídos a seguir os protocolos de segurança e, a partir daí, alguns vão precisar de um trabalho presencial e outros vão seguir com trabalho remoto”, explica.
“Agora uma coisa é certa, só vai fazer a contratação do estagiário se o ambiente de estabilidade sanitária estiver bom. Se fosse para ser hoje, nós não colocaríamos ninguém para trabalhar nesse momento”, completa.
Já em relação à contratação de estagiários ao fim da experiência profissional nos órgãos estaduais, o coordenador disse que alguns acabam até conquistando vagas dentro do estado. Porém, não há detalhes sobre a média de efetivação. Além disso, os estagiários também podem ficar atentos aos concursos públicos estão acontecendo na Bahia.
O coordenador também avalia que o aluno que entra para os estágios do estado tem um nível de aprendizado muito bom.
“Os órgãos do estado têm uma complexidade de trabalho que leva a ele esse aprendizado”, destaca.
A inscrição no edital assegura a inclusão do universitário no Banco de Jovens para Estágio (com validade de seis meses), desde que o estudante cumpra os pré-requisitos do programa: ter mais de 16 anos, ser residente na Bahia e ter concluído pelo menos 50% do curso. O candidato que já tiver realizado cadastro para editais anteriores não precisa fazer o procedimento novamente; basta utilizar seu e-mail e senha para acesso.
Como nos editais anteriores, o programa Partiu Estágio terá a reserva de 10% das vagas ofertadas para portadores de deficiência física.
Sobre o quantitativo de vagas não reservadas, terão prioridade universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Não poderão se inscrever estudantes beneficiados pelo Projeto Estadual de Auxílio Permanência.
A lista completa das vagas poderá ser consultada no edital, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), disponível para consulta no site do programa e também no site da Secretaria da Administração.
Saiba como participar
As inscrições devem ser feitas através do site do programa até o dia 26 de março. A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais. Além da bolsa-estágio, os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais.
- São 2.973 vagas para universitários na Bahia;
- Oportunidades são distribuídas entre 61 órgãos e entidades da administração pública, alocados em Salvador e em 173 municípios do interior;
- Vagas voltadas para estudantes universitários regularmente matriculados em instituições de ensino superior estaduais, federais e privadas, com sede/pólo na Bahia, e que cursem graduação nas modalidades presencial ou EAD;
- O estudante deve acessar o site do Partiu Estágio e criar uma conta, informando CPF, nome, data de nascimento e e-mail válido;
- Sistema enviará automaticamente para o e-mail cadastrado os dados para acesso ao sistema de inscrição;
- Para acessar ao sistema, o candidato deverá preencher os dados cadastrais e, em seguida, sinalizar seu curso, o turno das aulas e em qual cidade reside e estuda, além dos órgãos onde pretende estagiar;
- O máximo de três opções deve ser selecionada, em ordem de preferência;
- É preciso identificar no edital o curso e a disponibilidade de vagas para cada órgão, observando se as oportunidades de estágio estão localizadas no município de residência ou no qual estuda;
- Após finalizar a inscrição, o candidato receberá no e-mail cadastrado o comprovante de inscrição;
- As convocações acontecerão por e-mail, SMS e lista de selecionados, de acordo com a necessidade da administração pública;
- O contrato tem duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto quando o estudante seja deficiente físico.
Fonte: G1