NINGUÉM TOCA NO MENINO DE OURO: Blindado por Tite, detonado por astros e ignorado pelo VAR: Neymar em foco

Sem categoria

Apesar de esforço para tirar atacante de polêmicas, mundo do futebol acusa teatralização em quedas e faz críticas fortes; Seleção rebate e vê arbitragem influenciada contra ele.

Tite diz que ele joga muito. Eric Cantona diz que ele é ator. Coutinho, Jesus e companhia rasgam elogios. Peter Schmeichel diz que o futebol está farto de suas encenações. Juan Carlos Osorio detona. Thiago Silva afaga. E o VAR, tecnologia criada para minimizar erros de arbitragem, ignora solenemente suas quedas e dores, algo que incomoda a seleção brasileira.

Este é Neymar em sua segunda Copa do Mundo. Cada dia jogando melhor e sendo mais importante para a equipe. Proporcionalmente à sua capacidade de decidir, aumentam a blindagem de quem quer vê-lo longe de polêmicas e as críticas do mundo do futebol ao seu comportamento.

Neymar é derrubado por jogador da Sérvia (Foto: Carl Recine/Reuters)

Neymar é derrubado por jogador da Sérvia (Foto: Carl Recine/Reuters)

Minutos depois de Osorio, técnico do México, detonar Neymar sem mencionar seu nome, dizer que o futebol é “jogo de homens”, e não para palhaçada, e classificar como vergonha o tempo perdido com suas quedas, o atacante brasileiro obviamente foi questionado sobre as palavras do adversário.

Tite interveio e não deixou que ele respondesse.

– As hierarquias se mantêm. Técnico fala para técnico, direção para direção, jogadores com jogadores.

O lance entre Neymar e Layún: Osorio se revoltou com o brasileiro e Tite viu pisão do mexicano

O lance entre Neymar e Layún: Osorio se revoltou com o brasileiro e Tite viu pisão do mexicano

A comissão técnica da Seleção quer afastar de seu craque qualquer faísca que possa interferir no seu desempenho. Seja respostas a críticas ou polêmicas com arbitragens. Mas ambas estão crescendo, principalmente porque o brasileiro está se tornando uma das poucas estrelas de uma Copa do Mundo que já perdeu Messi, Cristiano Ronaldo, e os estelares elencos de Espanha e Alemanha.

As críticas

O lendário goleiro dinamarquês Peter Schmeichel, pai de Kasper Schmeichel, que herdou seu posto e se destacou no Mundial, bateu duro em Neymar.

Tite lembra que Neymar ficou três meses parado:

Tite lembra que Neymar ficou três meses parado: “Repetiu a atuação do jogo anterior”

Astro francês dos anos 80, Eric Cantona gravou um vídeo engraçadinho para chamar o brasileiro de ator. O inglês Alan Shearer disse que estão todos fartos de seu estilo de jogo.

Na BBC, inglesa, Neymar foi escolhido o pior em campo contra o México. Uma análise obviamente passional pelo ódio às suas quedas, já que na bola ele foi tão bem a ponto de merecer o troféu da Fifa de melhor em campo.

“Meu Deus, Neymar até ganhou o prêmio de melhor jogador da partida, mas a Fifa tem de olhar para a maneira como ele se comportou nesse jogo. Não consigo achar outra maneira de descrever que não seja lamentável. É muito irritante de assistir. A maneira com que ele tenta forçar cartões nos adversários. Parecia que ele estava morrendo. Pensei que ele seria colocado numa maca, então numa ambulância, e nunca mais o veríamos de novo. Você já viu (Cristiano) Ronaldo fazer isso? Ele aprendeu rapidamente quando era novo. Você vê Messi e Harry Kane fazendo isso? Gianni Infantino estava no estádio, eles têm de olhar para isso. É preciso que os árbitros deem uma advertência a ele na primeira vez que fizer isso, e depois o expulsem. Só assim ele vai aprender.”, disse Peter Schmeichel sobre Neymar

VAR

As principais reclamações giram em torno da teatralização do brasileiro em faltas recebidas ou divididas que, na visão de muitos, são limpas. Mas na Seleção há quem veja o outro lado. O VAR, árbitro de vídeo, está levando em conta a fama de Neymar, algo que não deveria ocorrer.

Contra a Costa Rica, o holandês Bjorn Kuipers deu pênalti em cima do brasileiro, mas voltou atrás depois de consultar a tecnologia.

– Eu, Adenor, daria o pênalti. Não estou falando do técnico da Seleção. O Adenor daria. Cal – disse Tite depois da partida.

Sobre o pisão de Layún no pé de Neymar, durante a vitória sobre o México, Tite também garantiu que os vídeos do lance indicam a agressão do adversário. O italiano Gianlucca Rocchi nem consultou o VAR.

A teatralização está prejudicando Neymar? Os árbitros estão julgando sua fama, e não o que de fato acontece nos lances? Ele vai mudar? O mundo do futebol vai se render a ele?

Na melhor das hipóteses, faltam só três jogos para o fim da participação da Seleção na Copa do Mundo, mas o camisa 10 ainda tem muitas respostas a dar.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *