Segundo o coordenador do órgão, Jonathan Jantorno, a intensidade do nível de chuva registrada nesta segunda-feira (16) foi muito alto, o que afetou a estrutura dos morros.
A Defesa Civil de Vitória mantém o alerta de deslizamento de encostas e rolamento de blocos na capital, para esta terça-feira (17).
Segundo o coordenador do órgão, Jonathan Jantorno, a intensidade do nível de chuva registrada nesta segunda-feira (16) foi muito alto, o que afetou a estrutura dos morros.
“A capital registrou um pico de 173 milímetros em menos de 24 horas, o que é um volume muito acima do esperado. O último período em que nós tivemos essa intensidade pluviométrica foi em 2011”, falou.
Apesar disso, Jantorno explicou que a Defesa Civil atendeu 32 chamados e registrou apenas quatro ocorrências.
“Queda de muro, pequenos deslizamentos de encostas e quedas de blocos no Forte São João”, destacou.
Monitoramento
O coordenador da Defesa Civil falou que Vitória possui 25 morros e que todos estão sendo monitorados pelo órgão.
“Diante de um cenário desse, nós emitimos um alerta, que permanece para hoje, sobre a probabilidade de escorregamento de solo e rolamento de bloco”, afirmou.
Outros municípios
Em Vila Velha, vários bairros ficaram com pontos de alagamento e houve o desabamento parcial de uma residência, segundo os bombeiros. Na Serra, além de alagamentos também foram registrados Quedas de árvores, queda de um muro e deslizamentos.
Em Guarapari, vários bairros tiveram alagamentos e o mar agitado destruiu parte do trecho da Rodovia do Sol que liga o município a Anchieta. Quedas de barreiras e desabamento parcial de uma residência no bairro Nossa Senhora da Conceição também foram registrados. Uma família ficou desalojada.
Em Viana houve o desabamento parcial de uma residência, sem vítimas, e em Cariacica se formaram vários pontos de alagamentos, deslizamentos, quedas de árvores e de muro.
Em Castelo, no Sul do estado, foi registrada a queda de um muro sobre duas residências, sem vítimas. Duas famílias ficaram desalojadas.
Fonte: G1