Eunápolis – “Ler é muito mais que viajar; é fazer parte de outros mundos”. Com conteúdos como este, cantados, declamados e escritos, artistas e agitadores culturais energizaram mais ainda o imaginário de crianças sedentas pelo novo que lhes desperte novas e antigas curiosidades e alegrias.
Foi sob essa perspectiva que alunos do ensino fundamental da rede municipal de Eunápolis recepcionaram nesta terça-feira (26/09) a caravana do projeto “Lápis na Mão”, iniciativa da Rede Bahia, com apoio de Veracel, Rota e Guarathon, com o objetivo de incentivar a leitura, criatividade e conscientização ambiental dos estudantes. Em sua 8ª edição, o projeto vem sendo aplicado em 57 municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia.
A proposta, que encanta à maioria, se concretiza com a participação do alunado em um concurso de redação e de desenho sobre o tema definido pelo projeto. Na visita da caravana às escolas previamente escolhidas os componentes conversaram com os alunos em rápidas oficinas culturais massificando os objetivos e o conceito “Florestas e livros, lugares de encantos”. Durante o encontro foi distribuída a cartilha “Educar para respeitar”, contendo mais estímulos e curiosidades em relação à preservação ambiental.
Para a coordenadora da Escola Municipal Josaphat Marinho, Milene Ferreira de Souza, o projeto é uma ótima iniciativa para incentivar a leitura e a curiosidade dos alunos, visão ratificada pela professora Vanessa Barros, coordenadora da escola Municipal Frei Calixto, que aplaudiu a proposta, lembrando que a sua escola já participou com sucesso de outras edições do projeto.
Pela manhã, nas escolas Frei Calixto, Roberto Santos, Horácio de Matos e Josaphat Marinho, todas vinculadas à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Eunápolis, os alunos vibraram com as personagens trazidas pelo grupo, além de cantarem músicas infantis e de debaterem sobre animais da Mata Atlântica.
À tarde, caravana recepcionada por quase 500 crianças do ensino fundamental de outras escolas no Ginásio de Esportes do bairro Pequi, provocou uma explosão de alegria. No local foram realizadas diversas brincadeiras e jogos, e intensificadas as ações de incentivo à leitura, desenho e conscientização ambiental