Costura criativa, bordado, inglês e alfabetização para adultos. É dessa forma que a Associação Mulheres d’Ajuda cumpre seu papel social: ministrando cursos voltados a população feminina de Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro. A entidade tem atualmente duas formas de angariar fundos – os associados – que contribuem com uma mensalidade a partir de R$10, – e o brechó – que funciona no horário da tarde.
Segundo a vice-presidente da instituição, Carmem Lucia Reguffi, além dos cursos oferecidos gratuitamente, há serviços como massagem, psicóloga e ainda outros que possuem valores sociais. “Como é o caso de fisioterapia, pilates e acompanhamento de doulas para gestantes. Os professores são voluntários e, para manter o local, temos a taxa dos associados”, revelou.
Profissionalizar
Christiani Lemos é a presidente do Mulheres d’Ajuda e explica que a entidade quer crescer e ir além para apresentar outros cursos e vivências, que possam auxiliar aqueles querem seguir uma nova carreira ou mesmo garantir uma renda extra. “A ideia fundamental é empoderar as mulheres, mães de família oferecendo cursos profissionalizantes para que elas possam trabalhar, produzir. Mas nada impede que os homens também façam os cursos. Para o próximo semestre, desejamos estar em um local amplo para oferecer mais cursos, às pessoas que realmente precisam. A entidade tem cerca de 50 associados, mas a meta é ultrapassar 250, número mínimo para se garantir como entidade”, salientou.
Espaço
Carmem reforça as palavras da diretora, informando que a sede é provisória e apesar de ter outros profissionais para ministrar cursos, não há espaço. “Todos os profissionais que estão aqui são voluntários e tem o único intuito de preparar os associados para o mercado de trabalho, ou auxiliar na melhoria na qualidade de vida”, ressaltou informando que um dos espaços que almeja para a nova sede é uma cozinha.
“Estamos também pensando e cogitando a ideia de montar parcerias com hotéis e pousadas para que cursos envolvendo hotelaria e concierge também entre na grade. Fora de temporada, quem sabe? É uma forma de preparar funcionários para serem contratados pela própria hotelaria em Arraial”, acrescentou a vice-diretora.
Auxílio
Christiani reitera o convite à população que queira se associar à entidade. Para fazer parte, é possível contatar o Mulheres d’Ajuda pelo (73) 9 98105189. O endereço é Rua São João, 183, Centro de Arraial d’Ajuda. “Para se associar, o valor mínimo é R$10 mensais. Empresários também podem ajudar, entrando em contato com a entidade pelo mesmo telefone. Doações também são bem-vindas. Convido a todos que venham a conhecer nossa entidade, que ainda tem muito caminho a trilhar, mas com bons motivos para seguir: empoderar pessoas”, finalizou.
A entidade também realizará uma feijoada para arrecadar fundos no mês de outubro. Empresários e pessoas que queiram ajudar ou adquirir o ingresso podem contatar a diretora pelo [email protected] (email) ou (73) 9 98105189 (WhatsApp).
Crédito das fotos: Associação Mulheres d’Ajuda