Micareta de Itagimirim 2022- informações gerais

Sem categoria

A comemoração dos 60 anos da emancipação politico-administrativa de Itagimirim começa nesta quinta-feira, 21 de abril, com uma programação que engloba o retorno da mais tradicional e maior micareta da região. Se apresentam artistas do mais alto nível, renomados nacionalmente.
Além dos shows, a programação engloba, ao longo do dia, momentos cívicos com homenagem a moradores importantes na construção do município; anunciados e entregues pacotes de benefícios que vão marcar a história do município como obras, sinal de celular no distrito, maquinário e equipamentos.
Jogo dos Prefeitos- Estádio Zoaldo Martins de Abreu. Participam times das prefeituras de Cabrália, Itapebi, Belmonte além do anfitrião, Itagimirim.
Balé Municipal – É um projeto desenvolvido pelo Governo Municipal, sob a coordenação do professor Wilker Araújo. São aulas semanais de balé clássico, jazz entre outras modalidades feitas, 100 % gratuitas, por crianças, adultos e idosos.
Rainha da Micareta 2022- Se inscreveram 15 mulheres com idade entre 16 e 30 anos naturais ou moradoras de Itagimirim. O desfile acontece na praça com as candidatas em trajes casual, fantasia e gala ou festa. A vencedora é coroada e recebe um cheque de R$ 1000.
Praça José Santos Queiroz- A principal praça da cidade, situada no coração de Itagimirim foi idealizada e construída pelo então, prefeito, José Santos Queiroz. Na época, recebeu o nome de Praça Castro Alves recém alterado por meio de Lei de iniciativa do legislativo municipal.
É um dos principais pontos de referência do município. Foi totalmente reconstruída. Uma obra de cerca de R$600 mil reais, com início no final de janeiro.
Os trailers que existiam deram lugar a quiosques de alvenaria amplos e arejados. Foram construídos banheiros, também, de alvenaria e com acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção e o aguardado coreto para realização de apresentações com camarim de apoio.
Foram refeitos todo o piso, sistema elétrico e de iluminação geral e hidráulico, adicionados, lixeiras que não existia e bancos de jogos para o lazer. Começou no final
Segurança – Um forte esquema de segurança foi montado com a participação das policias militares, civis, bombeiros além de policiais descaracterizados e seguranças particulares. Além das centenas de câmeras de monitoramento ativas na sede e no distrito, rondas acontecem em todas as ruas a fim de prevenir intercorrências e garantir segurança dos moradores e dos foliões.
Estrutura – Dezenas de barracas de comidas e bebidas além de vendedores com caixas térmicas estarão disponíveis no circuito. Há ainda postos estruturados com profissionais de saúde e atendimento de urgência e emergência.

 

Torre de celular no distrito de União Baiana – Um grande marco para o distrito, que apesar da era digital e da comunicação em que vivemos, só contava com sinal de celular wifi, o que acabava excluindo pessoas sem condições de arcar com esse serviço.
Como o lema dessa administração é escrever Uma Nova História e com dignidade e inclusão, foi implantada a torre de sinal de celular da Vivo. Possui 50 metros de altura e alcance em toda a região rural do distrito.
Maquinário- serão entregues em Itagimirim, nesta quinta-feira, e em União Baiana, na sexta-feira, maquinários importantes como pá carregadeira e ambulância além de anúncio de pacote de obras que serão realizadas, como pontes e praças.
Entrega de comenda e homenagens: 20 moradores e empresas, que desenvolveram trabalho importante para a fundação e desenvolvimento do município, ao longo desses 60 anos, recebem a Comenda Ministro Prado kelly, a mais alta honraria do município.
Polícia Militar, Civil, Bombeiros e a equipe de monitoramento por câmeras, de Itagimirim, recebem uma placa de homenagem em reconhecimento e agradecimento pela trabalho desempenhado na cidade que ocupa o importante pódio de uma das cidades mais seguras da Bahia, com índice zero de criminalidade violenta.
O Ministro José Eduardo do Prado Kelly, foi escolhido como relator do Recurso de Mandado de Segurança (RMS 14037/BA), que tratava da emancipação político-administrativa de Itagimirim. A sentença do Ministro, favorável a municipalização, encerrou uma cansativa e morosa batalha jurídica e transformou o vilarejo em cidade.
Prado Kelly era de Niterói, Rio de Janeiro. Ao longo dos seus 82 anos foi advogado, jurista, poeta, jornalista, magistrado, deputado federal, presidente da OAB Nacional, ministro da justiça e até 1968, ministro do Supremo Tribunal Federal. De 1973 a 1978 pertenceu a Comissão Jurídica Interamericana ligada à Organização dos Estados Americanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *