Agora, o município conta com 70 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da doença.
Vinte novos leitos de UTI para pacientes infectados com o novo coronavírus foram abertos no Centro de Atendimento à Covid-19 de Ilhéus, no sul da Bahia, nesta segunda-feira (22). Agora, o município conta com 70 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da doença.
De acordo com o último boletim epidemiológico do município, 31 dos 49 leitos clínicos estão ocupados, restando 18 disponíveis.
A auxiliar de serviços gerais, Lígia Souza, falou do medo de testar positivo para à Covid-19 e de não conseguir leitos disponível.
“Tenho medo, porque tenho familiar que já é de idade, também tenho criança na família. Tenho medo que aconteça de algum pegar a doença, ser grave, então é melhor não ter”, explicou.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus, pacientes de outros municípios são responsáveis pela maior parte da ocupação dos leitos de UTI da cidade.
De acordo com o órgão municipal, a central de regulação do estado é responsável por fazer a busca e distribuição de pacientes que estão na fila de vagas.
Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento à Covid-19, Daniela Navarro, cidades como Itabuna e Ilhéus acabam recebendo pacientes de outras regiões do estado.
“Diversos municípios encaminham pacientes, Coaraci, Iúna, Itacaré. Inclusive municípios mais distantes, como Gandu, Vitória da Conquista, Eunápolis e Jequié. Todos esses municípios fazem o direcionamento de pacientes para a nossa unidade”, explicou.