Aos 27 dias de posse da pasta da saúde, a secretaria Anara Sartório ainda não mostrou para que veio.
A mesma vivia sendo rotulada como uma profissional de “vasta” experiência na área da saúde, só que até o momento a saúde está PARADA.
Enquanto a prefeita Cordélia se preocupa em publicar decretos dizendo que a cidade se encontra em calamidade pública, administrativa, etc, dezenas e dezenas de profissionais CONCURSADOS ficaram em casa desde 18/12/2020 até 18/01/2021 e outros efetivos ainda em casa aguardando direcionamento da atual gestão que está mais perdida que cego em tiroteio. Obs: Esses funcionários NÃO estavam de férias.
Profissionais estes que estiveram em casa à disposição da secretaria de saúde, onerando a folha do município, enquanto os perdidos gestores da saúde e Município não sabem como colocar os setores para voltar a funcionar a tempo.
A exemplo disso, tivemos a POLICLÍNICA MUNICIPAL DE EUNÁPOLIS, que fechou para recesso de final de ano em 18/12/2020 e que retornaria as suas atividades em 04/01/2021. Mas só retornaram QUINZE dias depois.
Vamos dar um pequeno exemplo dos funcionários concursados da policlínica municipal que ficaram aguardando posição da secretária de saúde que não sabe pra que lado vai: Dr Alailson (oftalmologista), Dr Carlos Sarquis e Drª Cláudia (endocrinologistas), Dr Dilmar (nefrologista), Dr Everton e Dr José Arnaldo (ortopedistas), Dr Fábio e Dr Filinto (gastros), Dr Fernando Corrêlo, Drª Márcia e Drª Lorena (ginecologistas e obstetras), Dr Flávio (urologista), Dr João Carlos e Dr Pablo Loureiro (neurologistas), Dr José Eduardo (anestesista), Dr Luciano Reis (reumatologista), Lucyano Britto (dermatologista) e Drª Solange (pediatra).
Além dos médicos especialistas efetivos, a policlínica conta também com recepcionistas, técnicos e auxiliares que também são efetivos e estavam prontos para trabalharem. Não tem porque ter mantido a policlínica fechada desde o dia 04/01 enquanto esses funcionários continuaram onerando a folha do município sem trabalhar, sendo que as unidades de saúde estão lotadas de encaminhamentos para especialistas e muitos desses pacientes precisam dar continuidade ao tratamento.
Além da policlínica, temos também postos de saúde que estiveram e estão fechados com funcionários concursados à disposição da fada madrinha de Eunápolis que achou que tudo se resolveria com uma varinha mágica. Não é de varinha mágica que o município precisa e sim de gestores competentes para trabalhar.
Pois bem: o agendamento da policlínica retornou. Mas os demais serviços não. Ainda não está tendo NENHUM tipo de marcação de exames de laboratório, ultrassom, pequenas cirurgias, tomografia, ressonância, endoscopia, biópsias, colonoscopia, “exame de vista”, cirurgia de catarata, glaucoma, etc.
Fato que deixa os médicos do posto de saúde e especialistas da policlínica meios chateados, porque só a consulta não resolve. O médico precisa de avaliar os exames por ele solicitados para fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento do paciente.
E não é por falta de mão de obra ou insumos, oque está faltando é gerenciamento por parte da secretária de saúde e da esposa do “homem da saúde”.
Breve enquete: Quem você acha que está mais perdida?
Letra A ( ) A prefeita?
Letra B ( ) Anara Sartório
Letra C ( ) As duas estão perdidas